A INCLUSÃO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs

DOI :

10.46551/rn2024152400091

Mots-clés :

Professores, Educação Física, Inclusão, Artes marciais

Résumé

Os alongamentos são comumente empregados antes da prática esportiva, visando o aprimoramento do desempenho. No entanto, as evidências são divergentes sobre os benefícios para o desempenho esportivo. Assim, o presente estudo objetivou sistematizar os principais achados sobre os efeitos de diferentes protocolos de alongamento dos isquiotibiais no desempenho de jogadores de futebol. Trata-se de uma revisão sistemática, que reuniu artigos científicos das bases de dados eletrônicas PubMed/Medline, ISI Web of Science e Scopus. Os artigos selecionados foram da língua inglesa, tendo como descritores: "stretching", "hamstring" e "performance", sendo cruzados a modalidade esportiva “soccer”. O operador booleano “and” foi empregado para limitar a pesquisa. No estudo foram considerados ensaios clínicos, ensaios clínicos cruzados e ensaios clínicos aleatórios, que abordaram os efeitos dos alongamentos de isquiotibiais no desempenho do futebol, em atletas amadores e de alto rendimento, sem restrição de datas. Inicialmente, 107 registros foram identificados. Após análise de títulos e resumos, 70 foram excluídos. A remoção de duplicatas reduziu para 19 artigos, e após análise detalhada, 13 estudos foram selecionados para a revisão. Os alongamentos mais prevalentes dos protocolos nas investigações foram os estáticos (92,31%) e dinâmicos (30,77%). As principais medidas de desempenho abordadas nos estudos incluíram flexibilidade, velocidade, força e salto. Conclui-se que de forma geral os alongamentos aprimoram a flexibilidade. Além disso, a maioria dos estudos evidenciaram que os alongamentos estáticos promovem efeitos negativos para a velocidade, enquanto os efeitos dos alongamentos dinâmicos permanecem inconclusivos. Em relação à força, a maioria dos estudos demonstraram que ambos os tipos de alongamentos, estáticos e dinâmicos, não interferem no desempenho do futebol. Por fim, a influência dos alongamentos estáticos no salto demonstrou ser variável, enquanto a maioria dos estudos que analisaram alongamentos dinâmicos demonstram não haver influência nessa capacidade, sendo que, em alguns estudos, foram observados efeitos positivos na impulsão.

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Bibliographies de l'auteur

Lucas Lima Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmico do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Minas Gerais, Brasil. – Concepção, desenho da pesquisa e redação do manuscrito. E-mail: lucaslimabarbosa17@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5128-0725. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5403102551011035

Vinicius Dias Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, docente no curso de Educação Física da Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Tratamento dos dados. E-mail: vinicius.rodrigues@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6959-5992. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9485562452316295.

André Luiz Gomes Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em ciências do desporto pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro – UTAD/Portugal, docente no curso de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Revisão crítica do manuscrito. E-mail: andre.carneiro@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8657-2792.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5608086432909174.

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Publiée

2024-08-14

Comment citer

SOARES, Wellington Danilo; BARBOSA, Lucas Lima; RODRIGUES, Vinicius Dias; CARNEIRO, André Luiz Gomes. A INCLUSÃO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [s. l.], vol. 15, nᵒ 24, p. 2–11, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400091. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7188. Acesso em: 25 août. 2024.

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