Ceci est une version obsolète publiée le 2024-08-14. Consultez la version la plus récente.

A INCLUSÃO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs

DOI :

10.46551/rn2024152400091

Mots-clés :

Professores, Educação Física, Inclusão, Artes marciais

Résumé

Os alongamentos são comumente empregados antes da prática esportiva, visando o aprimoramento do desempenho. No entanto, as evidências são divergentes sobre os benefícios para o desempenho esportivo. Assim, o presente estudo objetivou sistematizar os principais achados sobre os efeitos de diferentes protocolos de alongamento dos isquiotibiais no desempenho de jogadores de futebol. Trata-se de uma revisão sistemática, que reuniu artigos científicos das bases de dados eletrônicas PubMed/Medline, ISI Web of Science e Scopus. Os artigos selecionados foram da língua inglesa, tendo como descritores: "stretching", "hamstring" e "performance", sendo cruzados a modalidade esportiva “soccer”. O operador booleano “and” foi empregado para limitar a pesquisa. No estudo foram considerados ensaios clínicos, ensaios clínicos cruzados e ensaios clínicos aleatórios, que abordaram os efeitos dos alongamentos de isquiotibiais no desempenho do futebol, em atletas amadores e de alto rendimento, sem restrição de datas. Inicialmente, 107 registros foram identificados. Após análise de títulos e resumos, 70 foram excluídos. A remoção de duplicatas reduziu para 19 artigos, e após análise detalhada, 13 estudos foram selecionados para a revisão. Os alongamentos mais prevalentes dos protocolos nas investigações foram os estáticos (92,31%) e dinâmicos (30,77%). As principais medidas de desempenho abordadas nos estudos incluíram flexibilidade, velocidade, força e salto. Conclui-se que de forma geral os alongamentos aprimoram a flexibilidade. Além disso, a maioria dos estudos evidenciaram que os alongamentos estáticos promovem efeitos negativos para a velocidade, enquanto os efeitos dos alongamentos dinâmicos permanecem inconclusivos. Em relação à força, a maioria dos estudos demonstraram que ambos os tipos de alongamentos, estáticos e dinâmicos, não interferem no desempenho do futebol. Por fim, a influência dos alongamentos estáticos no salto demonstrou ser variável, enquanto a maioria dos estudos que analisaram alongamentos dinâmicos demonstram não haver influência nessa capacidade, sendo que, em alguns estudos, foram observados efeitos positivos na impulsão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucas Lima Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmico do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Minas Gerais, Brasil. – Concepção, desenho da pesquisa e redação do manuscrito. E-mail: lucaslimabarbosa17@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5128-0725. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5403102551011035

Vinicius Dias Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, docente no curso de Educação Física da Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Tratamento dos dados. E-mail: vinicius.rodrigues@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6959-5992. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9485562452316295.

André Luiz Gomes Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em ciências do desporto pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro – UTAD/Portugal, docente no curso de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Revisão crítica do manuscrito. E-mail: andre.carneiro@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8657-2792.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5608086432909174.

Références

ARAÚJO B.G.; et al. Lutas: um panorama do conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física nas escolas da região da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo. Revista Científica Esfera Acadêmica Humanas, v.24, n.1, p.44-57, 2022.

BECKER A. C.; HARNISCH, G. S.; BORGES, G. A. O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do Oeste do Paraná. Revista Pensar a Prática, v. 24, n.1, p 1-21, 2021.

BOEHL W. R.; LIMA, L.S.; FONSECA, D. G. da. (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, v.16, n.1, p. 69–77, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 15 abr. 2023.

CISNE M. D. N.; et al. Training and pedagogical practice in school physical education: the perception of teachers on the theme of fights. Research, Society and Development, v.11, n.1, p.1-15, 2022.

DINIZ C. J. S. Desmistificação e a importância das lutas na educação física escolar, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/1761/1/Cleison%20J%c3%banior%20Santos%20Diniz.pdf. Acesso em: 12 de jun. 2023.

PAIM T.; TOZETTO, A.; DUEK, V.P.; COLLET, C.; FARIAS, G.O.; PEREIRA, M.P.V.C. Inserção do conteúdo de lutas na escola: percepções de professores de Educação Física. Revista Conexões, Campinas: SP, v.19, n.1 p.1-20, 2021.

SANTOS G. O. Relato de experiência com o ensino de artes marciais na formação em Educação Física em Diamantina-MG. Horizontes - Revista de Educação, v. 7, n. 14, p.229–245, 2019.

SANTOS N. D.; SOUSA, F. J. F. Lutas e artes marcias nas aulas de educação fisica. 2020. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/67acb-santos,-nadine-debora.-lutas-e-artes-marciais-como-recurso-nas-aulas-de-educacao-fisica.-lages-unifacvest.-tcc.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

SANTOS M. A. R.; BRANDÃO, P. P. S. Lutas e a formação de professores de educação física: reflexos na atuação profissional de docentes da rede municipal de educação de Belém. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 79-87, 2018.

SO M. R.; BETTI M. Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de educação física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 555-568, 2018.

SOUTO, L. C. L.; SILVA, T. W. B. da; SILVA, A. S. B. da; SILVA, S. A. da. Limitações das aulas de Educação Física em decorrência da Infraestrutura na ótica de professores do Ensino Médio público. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v.2, n.2, 1-16. 2021.

Publiée

2024-08-14

Versions

Comment citer

SOARES, W. D.; BARBOSA, L. L.; RODRIGUES, V. D.; CARNEIRO, A. L. G. A INCLUSÃO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 15, n. 24, p. 2–11, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400091. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7188. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice