Ceci est une version obsolète publiée le 2024-08-14. Consultez la version la plus récente.

RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Fabiula Mayara Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI :

10.46551/rn2024152400095

Résumé

A dança é considerada uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo. Na escola, as aulas de Educação Física configuram-se como uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem “giros”, “passos” e “performances”, o que proporciona, consequentemente, inúmeros benefícios aos educandos, a exemplo do desenvolvimento de suas potencialidades motoras, cognitivas e afetivas. Tomando como objeto de estudo 4 escolas públicas estaduais, situadas na sede citadina de Januária, Norte mineiro, este estudo descreve e interpreta a presença da dança no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, cujas informações foram substanciadas por um questionário aberto, produzido pelos autores, tendo como público referência 8 professores de Educação Física. Em linhas gerais, o estudo revela que a dança, talvez mais do que se supunha, mostra-se presente, com alguma intensidade, nas aulas de Educação Física. A totalidade dos professores disseram utilizar o Currículo Referência de Minas Gerais como baliza norteadora das aulas, sendo apontados, de forma ambivalente, facilidades e dificuldades para sua efetivação. Por fim, os professores fizeram propostas de possibilidades para um melhor domínio e desenvolvimento da dança nas aulas, a exemplo do aperfeiçoamento dos professores por meio de cursos especializados.   

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSTA, Denise Ferreira da, et. al. A Educação Física vai além do esporte. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 1, n. 128, 2018.

COSTA, Eduarda Cosentino. A Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: a aula é proporcionada? Por quem? O que se desenvolve e o que realmente se deve desenvolver? E.F. Deportes.com/Revista Digital. Buenos Aires, v. 18, n. 190, março de 2014.

FERREIRA, Saralívia Salum. Dança na escola: um processo de criação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

MERRIAM, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education 2. ed., rev. e ampl. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1MWIv4JKcei5_OMhpMFF10ENdhgpsH0FW/view

OLIVEIRA, Iara Militão de. Considerações sobre a presença da dança na escola: relato de professores de Educação Física. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Buritis, 2014.

TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2005.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de, et. al. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 3, 2014.

Publiée

2024-08-14 — Mis à jour le 2024-08-14

Versions

Comment citer

MAYARA, F.; VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL , D. RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 15, n. 24, p. 72–81, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400095. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7211. Acesso em: 23 nov. 2024.