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Entre Golpes e Gingas:

a presença das lutas no Ensino Médio

Auteurs

  • Taís Novaes de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral

DOI :

10.46551/rn2024152300087

Mots-clés :

Lutas. Educação Física. Ensino Médio. Januária, MG.

Résumé

RESUMO

A luta é um conteúdo que oferece um rol expressivo de ganhos afetivos, cognitivos, motores e sociais. A disciplina de Educação Física apresenta-se como um agente de importância ímpar para haver a fruição, no âmbito escolar, de um espectro diversificado de gestualidades e movimentos nas diversas práticas corporais inseridas na disciplina, sendo as lutas incorporadas nesse ensejo. Tomando como objeto de análise 4 escolas públicas estaduais, instaladas na sede citadina de Januária, cidade situada no Norte mineiro, este artigo descreve e interpreta a presença das lutas no Ensino Médio. De forma mais específica, buscou-se avaliar se as práticas de combate são desenvolvidas nas aulas, as modalidades mais recorrentes, dificuldades para aplicabilidade, possíveis correlações entre lutas e compartamentos violentos, e, por fim, se os docentes dialogam com os planos de curso que referenciam o trabalho  da Educação Física escolar, em Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal, com o espectro informativo subsidiado por um questionário adaptado, contando com a participação de 9 professores. Em linhas, o conjunto de dados arrolados na pesquisa revela que a maior parte dos professores cotejados desenvolvem o conteúdo nas aulas, não enxergam relações explícitas entre lutas e comportamentos violentos, bem como utilizam o currículo estadual para balisar suas atuações. Na mesma esteira, constatou-se, ainda, um repertório variado de práticas de combate ministradas pelos docentes, sendo a capoeira a modalidade com maior ocorrência de registros.  

Palavras Chave: Lutas. Educação Física. Ensino Médio. Januária, MG.

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Publiée

2024-04-17

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NOVAES DE SOUZA, Taís; VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL, Daniel. Entre Golpes e Gingas: : a presença das lutas no Ensino Médio. RENEF, [s. l.], vol. 15, nᵒ 23, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152300087. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7214. Acesso em: 3 juill. 2024.

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