DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E A IMPORTÂNCIA NA ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Auteurs

  • João Paulo Leite Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luane de JesusSantos Barbosa Alves Escola Estadual Vereador Francisco Tofani
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

Educação Física. Desenvolvimento Motor. Crianças

Résumé

O desenvolvimento motor é um processo complexo e contínuo que ocorre em diferentes faixas etárias, desde a infância até a adolescência. Durante esse período, as crianças adquirem e refinam habilidades motoras fundamentais que são essenciais para a sua participação em atividades físicas e esportivas. Essas habilidades motoras básicas, como correr, saltar, lançar e chutar forma a base para um estilo de vida ativo e saudável. Investigar o desenvolvimento motor em várias idades é crucial para compreender como essas habilidades evoluem. Nos primeiros anos de vida, as crianças passam por marcos importante, como aprender a engatinhar, andar e correr. O estudo utilizou de pesquisa descritiva com revisão de literatura, que esta ainda em fase de busca, os conteúdos foram pesquisados na plataforma Google acadêmico e Scielo, buscando os seguintes descritores: Educação física, desenvolvimento motor e crianças. Foram selecionados a principio 3 artigos que atenderam aos descritores, além de informações oriundas de sites da saúde e educação. Como o estudo esta em fase de Inicial da pesquisa, verificou algumas abordagens que conforme as crianças crescem, a coordenação motora, o equilíbrio e a precisão dos movimentos continuam a se desenvolver. Compreender esses padrões de desenvolvimento em diferentes estágios ajuda os educadores, pais e profissionais de saúde a ajustar suas abordagens para melhor apoiar o progresso motor das crianças. Examinar estratégias pedagógicas é igualmente vital para promover o desenvolvimento motor saudável. Cada idade exige abordagens de ensino adaptadas às habilidades e necessidades específicas da criança. Estratégias pedagógicas bem-sucedidas podem incluir jogos que estimulem o movimento, desafios que aprimorem a coordenação e a força, e atividades que incentivem a prática das habilidades motoras básicas. Além disso, a participação ativa e positiva dos educadores e dos pais desempenha um papel crucial na motivação das crianças para se envolverem em atividades físicas e explorarem suas capacidades motoras. Assim investigar o desenvolvimento motor em diferentes faixas etárias e examinar estratégias pedagógicas eficazes são pilares importantes para cultivar o crescimento saudável e o aprimoramento das habilidades motoras básicas em crianças. Isso não apenas contribui para seu bem-estar físico, mas também promove a autoconfiança, a socialização e a participação ativa em diversas atividades ao longo da vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2023-12-16

Comment citer

PAULO LEITE RODRIGUES, J.; DE JESUSSANTOS BARBOSA ALVES, L.; LESSA JUNIOR, A. DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E A IMPORTÂNCIA NA ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 8–9, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7267. Acesso em: 25 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

<< < 1 2 3 4 > >>