EQUIDADE DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Auteurs

  • Lucas Felipe da cruz Alves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Iara Lúcia Teixeira Ogando Silveira Escola Estadual Américo Martins
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

Equidade de gênero. Educação Física escolar. Estratégias pedagógicas.

Résumé

O presente resumo tem como objetivo investigar a questão da equidade de gênero e estratégias pedagógicas no âmbito das aulas de Educação Física. A metodologia adotada para esta investigação compreende uma revisão de literatura, pautada na análise de estudos que abordam a associação entre equidade de gênero e Educação Física. Ademais, buscou-se apresentar exemplos de estratégias pedagógicas que têm sido empregadas com êxito para superar os desafios relacionados a essa temática. Ao examinar a importância intrínseca da abordagem igualitária de gênero no contexto escolar, bem como os potenciais impactos da segregação por sexo nas atividades físicas, os resultados apontam que até o momento destacam a fundamental influência da equidade de gênero no fomento de um ambiente educacional inclusivo e respeitoso, que transcende barreiras de gênero e promove uma experiência enriquecedora para todos os estudantes. Ainda, foram identificadas práticas pedagógicas que, ao promoverem atividades físicas mistas se desconstroem estereótipos de gênero, o que têm contribuído para criar uma atmosfera mais harmoniosa nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a promoção da equidade de gênero nas aulas de Educação Física é de extrema relevância para a construção de um ambiente educativo saudável e igualitário, que o professor reconheça e respeite a diversidade e as singularidades de cada estudante.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2023-12-16

Comment citer

FELIPE DA CRUZ ALVES, Lucas; LÚCIA TEIXEIRA OGANDO SILVEIRA, Iara; MARIA ARAUJO PASSOS, Betania. EQUIDADE DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: . RENEF, [s. l.], vol. 6, nᵒ 6, p. 44–45, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7292. Acesso em: 22 juill. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 > >>