RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL CARLOS VERSIANI
Mots-clés :
Educação Física. Professores. Formação.Résumé
O Programa Residência Pedagógica é extremamente importante para a formação do acadêmico da licenciatura, oportuniza uma experiência para o aperfeiçoamento da profissão escolhida. Este relato de experiência tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claros, participantes do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido com o ensino fundamental II. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, desenvolvidos por acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claros, por meio das experiências desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica em Educação Física. Durante o período de intervenção, os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e desenvolver habilidades pedagógicas. A Educação Física desempenha um papel essencial na formação integral dos alunos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, e promovendo um estilo de vida saudável e ativo desde a infância. A presença do RP proporciona ao acadêmico uma formação mais completa, integrando teoria e prática, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento das habilidades pedagógicas. Essa experiência prepara o acadêmico para os desafios da docência, ajudando-o a se tornar um profissional qualificado e comprometido com a educação física escolar. Em uma primeira etapa, as residentes observaram o contexto escolar, realizando a caracterização da escola. Em seguida, foi feito a análise dos documentos escolares (Currículo Referência de Minas Gerais, Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem). Logo após, foi feito a confecção dos MAPA’s mensais, no qual é realizado um planejamento de várias atividades de acordo com a modalidade trabalhada. Durante as intervenções da residência pedagógica, as acadêmicas efetuaram a regência das aulas, onde foi feita a execução do planejamento com acompanhamento da preceptora com aulas teóricas e práticas. Houve também a possibilidade de vivenciar a organização de um torneio com a participação de todas as turmas, com o intuito de colocar em prática o que foi aprendido durante as aulas. Com o mês junino chegando, foi incluído os ensaios de quadrilha na programação das aulas. O desenvolvimento das atividades contribuiu para envolvimento e compromisso com a realidade educacional. Ademais, foram realizadas reuniões pedagógicas em grandes grupos e com subgrupos. Diante do exposto, foi observado que o Programa residência pedagógica pode ser considerada uma oportunidade valiosa para os futuros professores aproximarem da realidade escolar e adquirir experiência prática. É uma chance de vivenciar o ambiente de sala de aula, interagir com os alunos e aprender com os professores experientes. Aproveitar ao máximo essa experiência pode ajudar a desenvolver habilidades pedagógicas, aprimorar a didática e consolidar o conhecimento teórico na prática. É um momento importante para crescer profissionalmente e se preparar para a carreira docente.