Aplicação de métodos de ensino a distância: gestão, administração e organização de eventos esportivos
Palavras-chave:
Métodos de ensino, Distânica, Gestão, EventosResumo
Um marco importante foras as chamadas “Conferências Nacionais do Esporte” organizadas pelo Ministério do Esporte (ME) e pela divisão das responsabilidades das políticas sociais com as ONG´s, sociedade civil e instituições privadas, que tinham no seu bojo a função de propiciar esporte e lazer, de forma específica para as pessoas que viviam a margem da sociedade, colocando o esporte e laser numa dimensão social (ARBAUGH,2002), e nesta perspectiva uma maior valorização dos eventos esportivos. A estruturação, organização e gestão de eventos esportivos é um dos importantes componentes ministrados nos diversos cursos de Educação Física, além de um campo fecundo para o profissional desta área. Com o objetivo de conhecer as experiências dos professores universitários diante da aplicação de métodosde ensino a distância, adotada pelo curso de Educação Física da universidade estadual de montes claros.Inicialmente foi realizada uma reunião entre coordenadores de curso e professores para explicar sobre a aplicação de métodos de ensino a distância em tempos de pandemia pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Portanto, através deste relato de experiência em ensino a distância em tempos de pandemia, algumas adaptações nos planejamentos das aulas para as próximas etapas do processo ensino aprendizagem devem ser pontuados, como: AsAulivesdevem ser mais específicas, baseadas nas ementas de cada disciplina, mas em contrapartida, entende-se que este método de ensino a distância consiste apenas, em uma forma momentânea de ensinar, não substituindo o contato direto com o acadêmico no processo de ensino presencial.
Palavras-chave:Ensino a distância. Gestão. Administração. Organização de eventos esportivos.
Downloads
Referências
ARBAUGH, J. B. Managing the on-line classroom: a study of technological and behavioral characteristics of web-based MBA courses. Journal of High Technology Management Research. v. 13, n. 2, p. 203-223, 2002.
HOLANDA, B.B.B.; MEDEIROS, J. Sports mega events, public opinion and media: balance of media coverage and quantitative research on Rio 2016 Olympic Games. Olimpianos, Journal of Olympic Studies. v.4, p. 54-75, 2020.
MARQUES R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). v.3, n.7, p.31-46, 2020.
OLIVEIRA, A.A.B.; SILVA JÚNIOR, A.P.; ANVERSA, A.L.B., FLORES, P.P.; REPPOLD FILHO, A.R. Legados dos megaeventos esportivos para a proposta pedagógica do Programa Segundo Tempo. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. v.27, n.4, p.20-31, 2019.
SCHULMAN, L. Renewing the pedagogy of teacher education: the impact of subject specific conceptions of teaching. Simpósio sobre Didáticas Específicas en la Formación de Professores. Santiago de Compostela, 1992.
SUN, P. C.; TSAI, R.J.; FINGER, G.; CHEN, YY.; YEH, D. What drives a successful e-learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers Education, v.50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.