“Corpos e suas narrativas”: A experiência da realização de uma live no Instagram sobre corpolatria e racismo no cotidiano das aglomerações e dos isolamentos provocados pela pandemia da covid-19

Autores

  • Saulo Daniel Mendes Cunha UNIMONTES
  • Fernanda de Souza Cardoso

Palavras-chave:

Corpo; Padrão Corporal, Racismo; Pandemia

Resumo

O objetivo deste texto é relatar as percepções compartilhadas por uma equipe de professores no processo de elaboração e realização de uma live sobreCorpo e Sociedade,oportunizada pela adoção de estratégias remotas de interação como alternativa para as atividades de ensino no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros. A finalidade do debate foi provocar a reflexão sobre o impacto da pandemia sobre os diferentes corpos, flertando com o racismo e instrumentalização dos corpos negros(os mais expostos na vida cotidiana) e com a idolatria das formas corporais perfeitas (balizadas por uma estética elitista e, portanto, branca e embranquecedora).A proposta da realização deuma live no Instagram buscou ir ao encontro da necessidade de uma intervenção pedagógica que promovesse uma interação mais efetiva do coletivo de professores com os alunos ao mesmo tempo em que permitisse uma reflexão mais ampliada sobre o que o cenário da pandemia da COVID-19 trouxe para o universo da nossa formação e para o nosso campo de atuação.

Palavras-chave:Corpo Humano. Racismo. Estética. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

______. Racismo estrutural. Live Djamila Ribeiro e Silvio Almeida. 24 de maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZADKtsNnx74. Acesso em: 25 maio 2020.

ARRUDA, E. P.Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância,[s.l], v.7, n.1, 202. Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD.

AUGÉ, M. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas:Papirus, 2003.

CAVALCANTE, A. S. P. etal.Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil.Avances enEnfermaría. 2020; 38(1supl):p-p.https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento. Ano 2. n.2. junho. 1995.

DUMAS, A. G. Corpo negro: uma conveniente construção conceitual. In: XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2019, Salvador. Anais... XV Enecult. Salvador: Universidade Federal da Bahia, v.01, 2019. Disponível em: https://www.cult.ufba.br/enecult/anais/edicao-2019-xv-enecult/. Acesso em: 30jun. 2020.

DVORAK, P. E.; ARAÚJO, I. C. de. Formação docente e novas tecnologias: repensando a teoria e a prática. Revista Intersaberes, v.11, n.23, p.340-7, 2016. https://doi.org/10.22169/revint.v11i23.885.

HODGES, Charles et al. The Differencebetweenemergencyremoteteachingand online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 11 maio 2020.

JIMÉNEZ-PAVON, D.; CARBONELL-BAEZA, A.; LAVIE C, J. Physicalexercise as therapytofightagainstthe mental andphysicalconsequencesof COVID-19 quarantine: Specialfocus in olderpeople. Progress in Cardiovascular Diseases.https://doi.org/10.1016/j.pcad.2020.03.009.

MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

NASCIMENTO, Gabriel. Os brancos saberão resistir? Revista da ABPN, v. 11, n. 28, p.331-347, 2019;

OLIVEIRA, A. B. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p-p,1 sem. 2020. ISSN 2175-7003.

ROBLE, O. J.; DAOLIO, J. Do corpo identitário ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação Física. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006.

VAGO, T. M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/930/540. Acesso em: 30 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

CUNHA, S. . D. M.; CARDOSO, F. de S. . “Corpos e suas narrativas”: A experiência da realização de uma live no Instagram sobre corpolatria e racismo no cotidiano das aglomerações e dos isolamentos provocados pela pandemia da covid-19. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–45, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3167. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)