A AVERIGUAÇÃO DO PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PRECOCE DA SEEDF: ESTUDO DE CASO NOS CENTROS DE ENSINO ESPECIAL DO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Especial, Programa de Educação precoce, Formação Continuada de professoresResumo
Esse trabalho monográfico apresenta o resultado do estudo de caso da averiguação do perfil dos professores de Educação Física do Programa de Educação Precoce da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Programa que pertencente ao ensino especial, que se apresenta com um novo espaço de atuação profissional e com poucos dados acerca da quantificação e qualificação e assim, vislumbrou-se a pertinência do levantamento sobre esse grupo de pessoas, em especial sobre sua peculiaridade e particularidades, hábitos, história e cultura local. Pesquisa essa, descritiva, essencialmente qualitativa, utilizada como ferramentas metodológicas questionário estruturado e revisão bibliográfica a cerca de Educação, Ensino Especial, Educação Física, e o Programa de Educação Precoce, a fim de aproximar a temática pesquisa à realidade local. Foram aplicados questionários por meio presencial para 60% do grupo pesquisado, e como características têm: um grupo de professores que predominantemente do sexo feminino, casadas com filhos, que trabalham 40 horas semanais, exerce trabalho remunerado que provem as despesas da casa. Que se capacitaram pra atuar no Programa de Educação Precoce