SAÚDE MENTAL EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E FATORES ASSOCIADOS:UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

10.46551/rn2023142200077

Palavras-chave:

Doença mental, Condições de trabalho, Saúde do trabalhador, Professor universitário

Resumo

Investigar os múltiplos agentes estressores e seus fatores de risco para o adoecimento psicológico em professores universitários. Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Foram incluídos no estudo artigos originais, quantitativos e qualitativos, publicados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2019. Os artigos foram selecionados através das bases de dados PubMed, Periódicos CAPES e LILACS. Foram utilizados os descritores saúde mental e professores universitários e seus correspondentes na língua inglesa. Obteve-se inicialmente 1.992 publicações, sendo 12 artigos selecionados ao final para construção da revisão integrativa. A maioria dos artigos selecionados apresentou a sobrecarga de trabalho elevada como o fator mais acometido aos problemas psicológicos entre professores universitários. Os dados deste estudo revelaram que os professores universitários brasileiros estão com elevadas cargas de trabalhado. Ademais, essa rotina tem impactado negativamente a saúde desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Almeida Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor e pesquisador. Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, mestrando em Estudos Linguísticos e pesquisador em Linguística Teórica e Descritiva na Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcus Vinícius Almeida Neves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Saulo Daniel Mendes Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004), mestrado em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2014) e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/UNIMONTES. Atualmente é professor no Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas, ministrando as seguintes disciplinas: Atividade Física na recuperação de lesão, Personal Trainning, Exercício Físico e Saúde Ocupacional, Cinesiologia, Anatomia Humana e Musculação.

Referências

ANTUNES J. STRESS AND DISEASE: what does evidence say? Psicologia, Saúde & Doença, 2019; 20(3): 590-603.

ARBEX A. P. S., et al. Trabalho docente, readaptação e saúde: a experiência dos professores de uma universidade pública. Revista Saúde Coletiva, 2013; 23: 263-284.

ASSIS C. L., PACHECO V. Representações e vivências da docência em professores do ensino superior de uma faculdade privada de Cacoal/RO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017; 37-53.

BAPTISTA M. N., et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 2019; 19(1): 564-570.

BATISTA J. B. V., et al. Transtornos mentais em professores universitários: estudo em um serviço de perícia médica mental disorders in university teachers: study in a service of medical investigation. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 2016; 8(2): 4538-4548.

BRUM L. M. Qualidade de vida dos professores da área de ciências em escola pública no Rio Grande do Sul. Trabalho Educação e Saúde, 2012; 10(1): 125-145.

CAMARGO E. M. et al. Estresse percebido, comportamentos relacionados à saúde e condições de trabalho de professores universitários. Psicología argumento, 2013; 31(75).

COÊLHO R. D. F. N, et al. A saúde de professores universitários no sertão nordestino–Brasil: investigando suas características clínico-comportamentais. Revista de Humanidades, 2016; 17(38): 83-102.

COUTINHO M. C., et al. Entre o prazer e o sofrimento: um estudo sobre os sentidos do trabalho para professores universitários. Psicologia: teoria e prática, 2011; 13(2): 154-167.

FERNANDES M. A., et al. Prevalence of anxiety disorders as a cause of workers’ absence. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71(5): 2213-2220.

FERREIRA R. C., et al. Trastorno mental y estressores en el trabajo entre professores universitários en el área de la salud. Trabalho Educação e Saúde, 2015; 13: 135-155.

GAINO L. V., et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 2018; 14(2): 108-116.

GATTI B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, 2010; 31(113): 1355-79.

MASSA L. D. B., et al. Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 2016; 27(2): 180-189.

MOSS M., et al. An Official Critical Care Societies Collaborative Statement - Burnout Syndrome in Critical Care health-care professionals. A call for action. American journal of respiratory and critical care medicine, 2016; 194(1): 106-113.

PRADO R. L., et al. Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários. Revista da Abeno, 2017; 17(3): 21-29.

RAFAEL R. M. R., et al. Burnout syndrome: profile of estress in teachers working in higher education institutions of the baixada fluminense, RJ. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 2011; 3(3): 2329-37.

RIBEIRO H. K. P., et al. Transtornos de ansiedade como causa de afastamentos laborais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2019; 44: 1-8.

SERVILHA E. A., ARBACH M. D. P. Queixas de saúde em professores universitários e sua relação com fatores de risco presentes na organização do trabalho. Distúrbios da Comunicação, 2011: 23(2).

SOUZA M., et al. Estresse no trabalho em professores universitários. Revista de Atenção à Saúde, 2013; 11(35).

Publicado

2023-10-31 — Atualizado em 2023-12-06

Versões

Como Citar

ALMEIDA SANTOS, P. H.; ALMEIDA NEVES, M. V.; MENDES CUNHA, S. D. SAÚDE MENTAL EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E FATORES ASSOCIADOS:UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RENEF, [S. l.], v. 14, n. 22, p. 59–71, 2023. DOI: 10.46551/rn2023142200077. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/6857. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)