INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VERDADE OU UTOPIA?
DOI:
10.46551/rn2024152300082Palavras-chave:
Educação Física, . Deficiência, Inclusão, Estudantes, Educaçãoo Física Escolar. Inclusão. Práticas pedagógicas inclusivas.Resumo
Identificar se a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física se configura como verdade ou utopia. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Participaram do estudo 30 professores de Educação Física de escolas públicas e privadas da cidade de Montes Claros – MG. Os participantes responderam a um questionário composto de 20 questões elaboradas pelos autores. A análise dos dados foi realizada através de uma análise descritiva com valores em frequência absoluta e relativa. Participaram do estudo professores de Educação Física Escolar com idade de 25 a 49 anos (com predomínio do sexo masculino (51,3 %), sendo que a maioria (67,3%) possui mais de 5 anos de docência. Os professores foram questionados se cursaram alguma disciplina na grade curricular da graduação relacionada à inclusão, e 83,3% (n=25) deles responderam que sim enquanto (16,7 %) n=5 responderam não. O que demonstra que a maioria dos professores tem conhecimento das importâncias em saber lidar com alunos com deficiência. Buscamos abordar se os professores recebem suporte da escola e outros profissionais especializados, pudemos identificar que 46,7% (n=14) apontaram que às vezes recebem esse apoio e apenas 13,3% (n=4) sempre recebem suporte e apoio. O estudo aponta várias dificuldades encontradas para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade, principalmente no âmbito escolar. Isso inclui a falta de acessibilidade para alunos com deficiência, a ausência de uma ênfase suficiente na formação de professores em educação inclusiva, bem como a falta de apoio do corpo pedagógico escolar para acesso a cursos e palestras nessa área. Isso mostra a importância de continuar trabalhando para construir ambientes educacionais mais inclusivos e libertadores para todos.
Downloads
Referências
AMARAL, G. B. D. S. Trajetória esportiva dos atletas de Goalball da CESA/UFSC. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. 2023.
ANDRADE, J.A. M.; MONTE, E.O. Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense. Revista Vértices, v.22, n.2, p.368–391, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p368-391.
CUSTÓDIO, A. S. M. Inclusão nas escolas municipais de cachoeira dourada-go: desafios e perspectivas. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Itumbiara, 2023.
DA SILVA, K. F. Do direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantil. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2023.
DIAS, B. A. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. 2019.
DOS SANTOS, C. F. Inclusão e acessibilidade escolar da criança com necessidades especiais na educação infantil. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso – Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
GOBBO, M. D. C. S.; ALBUQUERQUE, D. I. D. P. A educação física na educação infantil: perspectivas da contemporaneidade. Corpoconsciência, v.25, n.3, suplemento 2, p.1-175, Set-Dez, 2021
GUALBERTO, C. G. Atitudes Sociais e práticas pedagógicas nas aulas de educação física em uma perspectiva inclusiva. Jataí, 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás.
KRUG, H. N.; KRUG, R. R. A complexidade da docência na educação física escolar diante da inclusão: as percepções dos professores da área. Revista Educação Inclusiva, v.7, n.2, p.1-22, 2022.
OLIVEIRA, C. A. Educação Física inclusiva dos alunos com deficiência: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v.4, n.1, p.151-161, 2022.
RIBEIRO, V. B.; et al. Inclusão nas aulas de educação física escolar em escolas de ensino regular: desafios enfrentados pelos professores de educação física antes e durante a pandemia da COVID-19. Pedagogia Ação, v.20, n.1, 2023.
RODRIGUES, R. R. Formação continuada de professores de educação física na perspectiva freiriana: diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiência. Dissertação – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP. 2022.
SCARPATO, L. C.; FERNANDES, P. T.; ALMEIDA, J. J. G. Inclusão e o esporte adaptado na educação física escolar: o que pensam os professores da rede pública de ensino? Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 21, n.1, 2020.
SILVA, R. G.; et al. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: a perspectiva dos professores. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v.13, n.20, Ago-Dez, 2022.