AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
10.46551/rn2024152300089Palavras-chave:
Educação Física, Autismo, EscolaResumo
Analisar a interface entre Educação Física e TEA no contexto escolar, observando o âmbito do profissional, buscando informações e conhecimento que possam ajudar no trabalho do professor. Trata de uma de revisão de literatura de cunho qualitativo. Foi realizado um levantamento bibliográfico de forma online nas principais bases de dados indexadas, como Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library (SciELO) e Capes periódicos utilizando os descritores: Educação Física; Autismo; Escola, utilizando o conector boleano "and". De acordo com os dados obtidos através deste estudo, foi possivel concluir que a Educação Física traz inúmeros benefícios para os alunos com TEA, porém ainda há uma carência na qualificação profissional para trabalhar com esse grupo, necessitando de uma maior abrangência tanto na capacitação de profissionais quanto na produção cientifíca com temática voltada para este grupo. Foi possível verificar que houve um grande avanço da Educação Física no trabalho com pessoas com Autismo, os estudos citados corroboram que o professor de Educação Física tem grande importância no processo de aquisição de habilidades cognitivas, motoras e sociais.
Downloads
Referências
BARBOSA, L.; GALLINA, I.; NUNES, C. C. Percepção dos responsáveis por crianças com autismo sobre a importância das aulas de educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 1, p. 31, 2023.
BEGO, G. .; ANJOS, J. R. C. A importância da Educação Física Escolar Para a Formação do Indivíduo na Sociedade. Revista Saúde UniToledo, v. 4, n. 1, p. 13-26, 2020.
COSTA, W. C. P. et al. O Transtorno de Espectro Autista e a Educação Inclusiva sob a perspectiva de docentes em duas escolas de Belém no estado do Pará. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. 1-9, 2022.
CRUZ, D. E.; CUNHA, A. A. C.; AMARAL, J. F. A importância da educação física no ambiente Escolar: contribuições, na formação do Indivíduo crítico e consciente. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, Edição Especial. v. 5, n. 7, p. 2-16, 2022.
DIAS, F. K.; ANTUNES, F. R.; BORGMANN, M. E. O ensino da educação física com alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA): Inclusão em pauta. Revista Saberes Docentes, v. 8, n. 15, p. 55-78, 2023.
DIAS, H. L. A. B.; BORRAGINE, S. O. F. A inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física escolar. Revista Expressão Da Estácio, v. 3,n. 1, p.1-12, 2020.
DURU, R. M. A educação física nos anos iniciais. Revista Educação Continuada, V.5 n.9, p. 103-114, 2023.
GAROZZI, G. V. et al. Educação Física escolar e inclusão: o que dizem os estudos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 29, n. 3, p. 1-24, 2021.
LAUREANO, C. G.; FIORINI, M. L. S. Possibilidades da psicomotricidade em aulas de educação física para alunos com transtorno do espectro autista. Revista da associação brasileira de atividade motora adaptada, v. 22, n. 2, p. 317-332, 2021.
LIMA, R. R. História da Educação Física: algumas pontuações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 7, n. 13, p. 246-257, 2020.
MAIA, J.; BATAGLION, G. A.; MAZO, J. Zarpellon. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 21, n. 1, p. 15-30, 2020.
MATOS, M. T.; VERDE, E. J. S. R. C.; CORRÊA, L. S. Educação Física e os temas transversais. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, v. 3, n. 1, p. 382-4-2, 2019.
MELLO, L. A.; FIORINI, M. L. S.; COQUEIRO, D. P. Benefícios da educação física escolar para o desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista na percepção dos professores. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 20, n. 1, p. 81-98, 2019.
MINAYO, M. C. S. Ética das pesquisas qualitativas segundo suas características. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, n. 22, p. 521-539, 2021.
MOMMAD, M. L. A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores. Horizontes-Revista de Educação ISSN 2318-1540, v. 9, n. 16, p. 1-11, 2020.
QUIXABEIRA, A. P. S. et al. Metodologias ativas e o ensino de educação física: uma revisão da literatura. Revista Observatório, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2021.
ROSSI-ANDRION, P. et al. Transtorno Do Espectro Autista e Educação Física escolar: revisão sistemática de literatura. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 22, n. 1, p. 175-194, 2021.
SANTOS, M. K. F. et al. O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 35738-35748, 2020.
SANTOS, V. N. F.; RAMOS, P. A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva histórico - cultural. Rein-Revista Educação Inclusiva, v. 6, n. 4, p. 1-13, 2021.
SILVA, J. P. F. et al. Entrelaçamento entre possibilidades, avanços e contribuições da psicanálise para o autismo. Revista Expressão Católica. v. 8. n. 1. p.17-28. 2019.
SILVA, I. C. P.; PREFEITO, C. R.; TOLOI, G. G. Contribuição da Educação Física para o desenvolvimento motor e social do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.20, n.1, p.71-80, 2019.
SILVEIRA, N. M. G.; SANTOS, L. K. F.; STASCXAK, F. M. Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
SOUZA, A. L. et al . A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a Educação Física. Rev. Motriviv., Florianópolis , v. 31, n. 59, p.58123, 2019.
VIANA, A. C. V. et al. Autismo. Saúde Dinâmica, v. 2, n. 3, p. 1-18, 2020.
Publicado
Versões
- 2024-05-14 (2)
- 2024-04-24 (1)