ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Vanessa Vanessa Gomes dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Conrado de Barros Lima Marques Gontijo Escola Estadual Felicio Pereira de Araújo
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Deficiente visual. Acessibilidade. Inclusão social. Ed. física escolar.

Resumo

A  inclusão na Educação Física refere-se a garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades físicas e esportivas. Isso envolve adaptações e estratégias para atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e capazes de contribuir. A inclusão na Educação Física não apenas beneficia o desenvolvimento físico, mas também fortalece a socialização, autoestima e senso de pertencimento dos alunos.Este estudo tem como objetivo investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física. O estudo utilizou a pesquisa científica com revisão de literatura, onde se encontra em fase de busca. Os conteúdos foram pesquisados na plataforma SciELO, usando os descritores: Deficiente visual, Acessibilidade, Inclusão Social e Educação Física. Para realizar esta pesquisa foram escolhidos 3 artigos que foram semelhantes aos descritores pesquisados. Desse modo, a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência visual na educação física escolar envolve adaptar atividades para que sejam acessíveis a esses alunos, permitindo sua participação plena. Isso pode incluir o uso de orientação verbal, uso de materiais táteis e estratégias de comunicação alternativas. O objetivo é garantir que esses alunos tenham oportunidades iguais de participar e desfrutar das aulas de educação física, promovendo sua integração e bem-estar geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

VANESSA GOMES DOS SANTOS , V.; DE BARROS LIMA MARQUES GONTIJO, C.; LESSA JUNIOR, A. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 16–17, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7271. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>