EXPERIÊNCIAS PSICOMOTORAS DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriel Ellos Fonseca Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Victor Hugo Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Thaylane Ruas Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erika Lucas Lopes Escola Estadual Francisco Peres
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Psicomotricidade. Formação docente.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica – (RP) de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes tem por finalidade induzir o aperfeiçoamento da formação pratica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos estudantes de licenciatura na educação básica proporcionando vivencias valorosas como a psicomotricidade durante as intervenções na escola campo. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos bolsistas do RP, com os alunos do 1º ano do ensino fundamental I em uma escola estadual de Montes Claros – MG. Trata-se de um relato de experiência. Neste período tivemos várias experiências que nos agregou um valor enorme como profissional e pessoal. Uma delas foi a interação com os alunos, que sempre nos proporcionaram momentos de ensino, aprendizagem e descontração. Durante as aulas a maioria dos alunos demonstravam interesse nas atividades e todos executava com maior dedicação. Antes de iniciar a temática psicomotricidade, realizamos leituras de alguns documentos norteadores, planos de ensino e observação das turmas envolvidas. Logo em seguida a elaboração de planos de aula, com apoio da preceptora. As atividades planejadas, envolviam circuitos feitos com bolas, cones, linhas e arcos, afim de fazer com que as crianças desenvolvessem melhorias na coordenação motora grossa. Para a coordenação motora fina, usamos atividades como pegar objetos com a mão, passar bolinhas, tampinhas sobre colheres, pinçar e manusear bolinhas de papel.  Além dessas atividades, trouxemos brincadeiras de pula corda, trilhas de pegadas, brincadeira de imitação, corrida com bexigas, pega cones e diversas atividade que auxiliavam na concentração, equilíbrio, estratégias, raciocínio lógico, lateralidade, coordenação motora fina e também gilidade.Portanto, a abordagem da psicomotricidade permite que seja entendido a forma de como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de se expressar através do mesmo, localizando–se no tempo e espaço onde os alunos apresentaram uma boa evolução. O movimento humano é construindo em função de um objetivo e estimulando isso na escola, conseguimos abordar a afetividade, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo. Com isso, as experiencias vivenciadas na escola campo durante a permanência no RP se tornou eficiente, prazeroso e proporcionou aprofundar mais sobre a psicomotricidade e suas abordagens pedagógicas nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

ELLOS FONSECA SANTOS, G.; HUGO PEREIRA SANTOS, V.; RUAS ABREU, T.; LUCAS LOPES, E.; RAMOS VELOSO SILVA, R. EXPERIÊNCIAS PSICOMOTORAS DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 62–64, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7301. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>