IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Thaylane Ruas Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Larissa Caroline Ferreira Ribeiro Sobral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alexandre Mendes Abreu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carla Cristine Alencar Chamone Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erika Lucas Lopes Escola Estadual Francisco Peres
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Importância. Residência pedagógica. Acadêmico.Educação Física.

Resumo

O presente resumo aborda sobre o Residência Pedagógica na Educação Física, um relato de experiência. Essa análise foi realizada pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Residência Pedagógica (RP) da área de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes que se iniciou em novembro de 2022. Buscando melhorias no processo de formação docente, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação, responsável por elevar o nível de pesquisa científica em diversas áreas –oferece o Programa Residência Pedagógica (PRP), onde novas estratégias são adotadas no processo de inserção do formando no fazer docente comparadas ao Estágio Curricular Obrigatório, como por exemplo, maior tempo de adaptação/Imersão do estudante na escola campo e um professor preceptor da escola campo mais presente e atuante durante a práxis do residente (FARIA; PEREIRA, 2019). No Brasil, nesse contexto regulatório, o Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio da Portaria nº 38/2018, passou a integrar a política de Formação de professores (Brasil, 2018b). Segundo o Edital CAPES nº 06/2018 ( Brasil, 2018ª), o discente regularmente matriculado em curso de licenciatura deve realizar e desenvolver atividades numa escola pública de educação básica, denominada de escola-campo. O PRP sugere “induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo Por base a experiência da residência pedagógica” (Brasil, 2018ª), bem como “promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação Inicial de professores da educação básica às orientações da BNCC” (Brasil, 2018ª). Para Alves (1992) , formar profissionais não significa simplesmente formar pessoas de Bom senso. É mais do que isso; é formar pessoas dotadas de conhecimentos sistematizado, com uma base científica, filosófica e tecnológica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claro participantes do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido com o ensino fundamental II. A justificativa se dá pela importância de apresentar a comunidade acadêmica, e sociedade de forma geral, o êxito nas atividades desenvolvidas no programa, bem como servir de estímulo a outras instituições de ensino superior, algumas possibilidade de novas experiências.

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Referências

ALVES, Nilda. Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica.

Brasília: CAPES, 2018ª. 21 p. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/

Conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-

-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, 2018b

BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Acesso em: 20 de jul de 2019.

FARIA, J. B; PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, mai./ago. 2019.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

RUAS ABREU, T.; CAROLINE FERREIRA RIBEIRO SOBRAL , L.; MENDES ABREU , A.; CRISTINE ALENCAR CHAMONE , C.; LUCAS LOPES, E.; RAMOS VELOSO SILVA, R. IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 84–86, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7310. Acesso em: 25 nov. 2024.

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