EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: O AUTOCUIDADO COMO MECANISMO DE PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM HIPERTENSOS

Autores

  • Elton Junio Sady Prates Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Luiza Sady Prates Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG
  • Maisa Tavares de Souza Leite Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Hipertensão.

Resumo

O presente estudo visa descrever, sob uma nova óptica, a experiência dos acadêmicos de enfermagem, sob a realização de uma ação de educação permanente em saúde (EPS) junto a hipertensos cadastrados e atendidos pelo Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Sis-HIPERDIA), realizada em uma sala de espera de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no município de Passos-MG. Todos os envolvidos empenharam-se em promover atividades problematizadoras, dialógicas, interativas, promotoras da ação-reflexão-ação e emancipadoras, com o objetivo de que os sujeitos reflitam sobre o seu próprio bem-estar e adotem práticas que visem à melhora da sua qualidade de vida, na busca do fortalecimento do binômio saúde-cuidado.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

Junio Sady Prates, E. ., Luiza Sady Prates, M., & Tavares de Souza Leite, M. (2020). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: O AUTOCUIDADO COMO MECANISMO DE PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM HIPERTENSOS. Revista Renome, 7(2), 24–31. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1202

Edição

Seção

Relato de Experiência

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