EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: O AUTOCUIDADO COMO MECANISMO DE PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM HIPERTENSOS
Palavras-chave:
Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Hipertensão.Resumo
O presente estudo visa descrever, sob uma nova óptica, a experiência dos acadêmicos de enfermagem, sob a realização de uma ação de educação permanente em saúde (EPS) junto a hipertensos cadastrados e atendidos pelo Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Sis-HIPERDIA), realizada em uma sala de espera de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no município de Passos-MG. Todos os envolvidos empenharam-se em promover atividades problematizadoras, dialógicas, interativas, promotoras da ação-reflexão-ação e emancipadoras, com o objetivo de que os sujeitos reflitam sobre o seu próprio bem-estar e adotem práticas que visem à melhora da sua qualidade de vida, na busca do fortalecimento do binômio saúde-cuidado.
Downloads
Referências
Alwan A, Armstrong T, Bettcher D, Boerma T, Branca F, Ho JCY, et al. Global Atlas on Cardiovascular Disease Prevention and Control. 2011, World Health Organization, World Heart Federation and World Stroke Organization, Geneva. Available from: http://www.who.int/cardiovascular_diseases/publications/atlas_cvd/en/
Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial da Saúde. Doenças Cardiovasculares. Brasília: OPAS, 2016 [cited 2017 Nov 2017]. Available from: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=839
Mendes CRS, Miranda MDC, Lima FET, Brito EAWS, Freitas I, Matias EO. Prática de autocuidado de pacientes com hipertensão arterial na atenção primária de saúde. Rev Rene. 2016 [cited Nov 12]; 17(1):52-9. Available from: http://www.redalyc.org/html/3240/324044160008/
Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, 2010 [cited 2017 Nov 2017]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf
Menezes Júnior JE, Queiroz JC, Fernandes SCA, Oliveira LC, Coelho SQF. Educação em saúde como estratégia para melhoria da qualidade de vida dos usuários hipertensos. Rev Rene. 2011 [cited Nov 12]; 12(n.esp.):1045-51. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/vol12n4_esp_html_site/a21v12espn4.html
Mascarenhas NB, Melo CMM, Fagundes NC. Produção do conhecimento sobre promoção da saúde e prática da enfermeira na Atenção Primária. Rev Bras. Enferm. [serial on the Internet]. 2012 [cited Nov 12];65(6):991-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n6/a16v65n6.pdf
Figueiredo NMA. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. 3ª ed. São Caetano do Sul: Yendis; 2008.
Prates EJS, Prates MLS, Silva LFI, Ferreira GMF, Bueno B, Maia MAC, et al. Ações extensionistas como eixo formador do futuro profissional de saúde: um relato de experiência. In: Anais da X Bienal de Enfermagem e II Simpósio Internacional de Enfermagem; 2017 Aug 16-18; Botucatu, Brasil. Botucatu: Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP); 2017. p. 1-1. Available from: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/anais_completo.asp
Rabelo JB, Saldanha MAS, Albuquerque JT. Articulação ensino-pesquisa-extensão na formação em serviço social: experiência do laboratório de estudos políticas e práticas sociais. In: Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social; 2017 Oct 23-25; Florianópolis, Brasil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2015. p. 1-9. Available from: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/180714/Eixo%202_183.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehr AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm. 2013 [cited Nov 12]; 22(1):224-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n°466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 [cited 2017 Nov 2017]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Cardoso RR, Brito DM, Soares CMA, Souza SM, Matos FV, Mendes PHC. Promovendo educação em saúde na sala de espera das Unidades de saúde: relato de experiência. Rev Norte Mineira de Enfermagem [serial on the Internet]. 2016 [cited 2017 Nov 12];5(1):97-103. Available from: http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/97/147
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.