PRÁTICA DOCENTE COM BASE NO CURRÍCULO INTEGRADO E COMPETÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Objetivos: investigar a produção científica acerca da prática docente alicerçado no currículo integrado e o desenvolvimento de competências, abordando o modelo tradicional. Método: revisão de literatura, tipo sistemática, que responde a questão norteadora: como é a prática do profissional docente no currículo integrado, este desenvolve competências para tal? A base de dados utilizada foi LILACS, BDENF, SCIELO, PubMed e uma dissertação de mestrado utilizando o tema da mesma como base para o levantamento bibliográfico e seleção dos descritores. Resultados: foi possível observar que ainda existe dificuldade de aplicar a prática docente com base no currículo integrado. Conclusão: produções nacionais mostraram-se ainda pouco exploradas, sobre a temática, visto que há um universo grande a percorrer dentro da enfermagem e educação, considerado ainda por parte de profissionais da área, quer seja docente, enfermeiro ou estudante, algo novo a descobrir. Descritores: Educação Baseada em Competências; Currículo; Ensino Superior; Enfermagem.
Downloads
Referências
De Domenico EBL, Ide CAC. Referências para o ensino de competências na enfermagem. Rev Bras Enferm [internet]. 2005 [acesso em 16 ago 2016]; 58(4):453-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n4/a14v58n4.pdf
Dijkstra IS, Pols J, Remmelts P, Rietzchel EF, Coehn-Schotanus J, Brand PLP. How educational innovations and attention to competencies in postgraduate medical education relate to preparedness for practice: the key role of the learning environment. Perspect Med Educ [internet]. 2015 [acesso em 21 ago 2016]; (4):300–7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4673059/
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Currículo Integrado: Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Florianópolis, SC: 2014.
Sawaengdee K, Kantamaturapoj K, Seneerattanaprayul P, Putthasri, Suphanchaimat R. Self-assessment of nursing competency among final year nursing students in Thailand: a comparison between public and private nursing institutions. Advances in Medical Education and Practice [internet]. 2016 [acesso 01 set 2016]; (7): 475–82. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27563265
Dias IS. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Rev Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional [internet]. 2010 [acesso em 16 ago 2016]; 14(1): 73-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08
Malta SCL. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Rev Espaço do Currículo [internet]. 2013 [acesso 17 ago 2016] 6(2): 340-54. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec
Leão DMM. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Rev Cadernos de Pesquisa [internet]. 1999 [acesso 17 ago 2016] Vol(107): 187-206. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf
Goldenberg M. A arte de pesquisar – Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10ª.ed. Rio de Janeiro: Record; 2007.
Cunha PLP. Manual de Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação; 2014 [acesso em 18 ago 2016]. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_revisao.pdf
Cónsul-Giribet M, Medina-Moya JL. Strengths and weaknesses of Problem Based Learning from the professional perspective of registered nurses. Rev Latino-Am. Enfermagem [internet]. 2014 [acesso em 13 ago 2016]; 22(5): 724-730. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n5/pt_0104-1169-rlae-22-05-00724.pdf
Burgatti JC, Bracialli LAD, Oliveira MAC. Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em Enfermagem de um currículo integrado. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2013 [acesso em 15 ago 2016]; 47(4): 937-42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/0080-6234-reeusp-47-4-0937.pdf
Laluna MCMC, Ferraz CA. The meanings of evaluation practice in nursing education. Rev Latino-Am. Enfermagem [internet]. 2009 [acesso em 14 ago 2016]; 17(1): 21-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n1/pt_04.pdf
Ventura CAA, Mendes IAC, Lynda LW, Godoy S, Tamí-Maury I, Zárate-Grajales R, et al. Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions. Rev Latino-Am. Enfermagem [internet]. 2014 [acesso em 13 ago 2016]; 22(2): 179-186. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00179.pdf
Medeiros, RCR. La comparación entre el currículum tradicional y el currículum integrado al curso de graduación en Enfermería [Disertación]. Departamento de Educación de Postgrado de Maestría de Educación en la Universidad de la Empresa (UDE) – Montevideo; 2012
Pereira SE. Contribuições para um planejamento educacional em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem. Comun Ciênc Saúde [internet]. 2007 [acesso em 15 ago 2016]; 18(1): 33-44. Disponível em: http://www.escs.edu.br/pesquisa/revista/2007Vol18_1art04contribuicoes.pdf
Paranhos VD, Mendes MMR. Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students. Rev Latino-Am Enfermagem [internet]. 2010 [acesso em 14 ago 2016]; 18(1): 109-15. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/pt_17.pdf
Witt RR, Gebbie KM. Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre: uma proposta para enfermeiras brasileiras. Rev Gaúcha Enf [internet]. 2016 [acesso em 13 ago 2016]; 37(1):1-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v37n1/0102-6933-rgenf-1983-144720160156229.pdf
Valente GSC, Viana LO. O pensamento crítico reflexivo no ensino da pesquisa da Graduação em Enfermagem: um desafio para o professor. Rev Enfermeía Global [internet]. 2007 [acesso 17 ago 2016] 1(10):1-8. Disponível em: http://revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/253/240
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.