É POSSÍVEL TRANSFORMAR O ENSINO NA ENFERMAGEM? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
DOI:
10.46551/rnm23173092202100105Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem, EnfermeiroResumo
Objetivo: compartilhar experiências sobre a utilização de metodologias ativas na graduação em Enfermagem, como forma de qualificar o processo ensino-aprendizagem. Descrição da experiência no primeiro semestre de 2019, docentes de dois componentes curriculares da primeira e da quinta fases do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, organizaram dinâmicas interativas e lúdicas para abordagem de conteúdos programáticos das disciplinas. Discussão: as atividades despertaram nos estudantes criatividade, ampliação do conhecimento, diálogo, reflexão, desenvolvimento do trabalho em equipe, pois se colocaram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem, proporcionando maior satisfação para educador e educando, bem como estímulo na continuidade do uso de metodologias ativas no ensino da Enfermagem. Conclusão: a incorporação de metodologias ativas na formação em enfermagem fomenta o protagonismo do estudante e a formação de enfermeiros condizentes com as demandas da sociedade e do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf. Cited: 2020 Jan 10
Mattia BJ, Kleba ME, Prado ML. Nursing training and professional practice: an integrative review of literature. Rev. bras. enferm. 2018;71(4):2039-49. DOI: 10.590/0034-7167-2016-0504.
Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Rev. bras. enferm. 2018;71(suppl 2):920-4. [Thematic Issue: Health of the Elderly]. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0150.
Souza JB, Colliselli L, Madureira VSF. The use of ludic activities as innovation in nursing teaching. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2017;7:e1227. DOI: 10.19175/recom.v7i0.1227
Neves CSNF, Angelo M. Games-playing strategies used in nursing - An integrative review. av.enferm. 2018, vol.36, n.1, pp.88-98. DOI: 10.15446/av.enferm.v36n1.63553.
Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev. Thema. 2017;14(1):268-88. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404.
Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015. 256 p.
Alberti TF, Abegg I, Costa MRJ, Titton M. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Rev. Bras. Estud. Pedagog. 2014;95(240):346-62. DOI: 10.1590/S2176-66812014000200006
Souza GC, Peduzzi M, Silva JAM, Carvalho JAM. Teamwork in nursing: restricted to nursing professionals or an interprofessional collaboration? Rev. Esc. Enferm. USP. 2016;50(4):642-49. DOI: 10.1590/S0080-623420160000500015
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.