National Curriculum Guidelines for the nursing area: the role of the skills in the nursing education
Keywords:
Diretrizes para o Planejamento em Saúde, Ensino, Educação em Enfermagem, Competência ProfissionalAbstract
This study aimed at describing the role and the importance of the skills presented in the
National Curriculum Guidelines for the nursing field in the education of nurses. This is an
integrative review. The search was done in the Latin American and Caribbean Literature in the
Health Sciences and in the Scientific Electronic Library Online durting 2001 to 2014. The review
brought together 14 articles and 02 legal documents. Innumerous concepts about the skills were
evidenced; the presence of different roles and competencies related to the nurse; the
responsibility of the education by training professionals that are able to act and transform their
practice; the value of pedagogical projects when establishing innovative teaching strategies to
build skills needed for problem solving. The skills are seen as a controversial topic, relevant in the
nurses’ labor and training. It is necessary to recognize the contradictions and difficulties so that
teachers and students seek behaviors and attitudes truly committed to teaching.
Downloads
References
Vale EG, Guedes MVC. Competências e habilidades no ensino de administração em enfermagem à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Enferm. 2004;57(4):475-8.
Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Rev Bras Enferm. 2011;64(2):315-21.
Peres AM, Ciampone MHT. Gerência e competências gerais do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. 2006;15(3):492-9.
Santos I, Castro CB. Características pessoais e profissionais de enfermeiros com funções administrativas atuantes em um hospital universitário. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(1):154-60.
Benito GAV, Tristão KM, Paula ACSF, Santos MA, Ataide LJ, Lima RCD. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev Bras Enferm. 2012;65(1):172-8.
Polit DF, Beck CT. Using research in evidence-based nursing practice. In: Polit DF, Beck CT. Essentials of nursing research: methods, appraisal and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2006.
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Roman AR, Friedlander MR. Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare Enferm.1998;3(2):109-12.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.
Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão Soc. 2011;5(11):121-36.
Maya CM, Simões ALA. Implicações do dimensionamento do pessoal de enfermagem no desempenho das competências do profissional enfermeiro. Rev Bras Enferm. 2011;64(5):898-904.
Faustino RLH, Moraes MJB, Oliveira MAC, Egry EY. Caminhos da formação de enfermagem: continuidade ou ruptura? Rev Bras Enferm. 2003;56(4):343-7.
Witt RR, Almeida MCP. Competências dos profissionais de saúde no referencial das funções essenciais de saúde pública: contribuição para a construção de projetos pedagógicos na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2003;56(4):433-8.
Bonetti OP, Kruse MHL. A formação que temos e a que queremos: um olhar sobre os discursos. Rev Bras Enferm. 2004;57(3):371-9.
Tanabe LP, Kobayashi RM. Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(4):943-9.
Deluiz N. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. In: Seminário Certificação de Competências para Área da Saúde: os desafios do PROFAE. P. 7-8. Anais do Seminário Certificação de Competências para Área da Saúde: os desafios do PROFAE. Brasília (DF); 2001.
Draganov PB, Sanna MC. Avaliação das competências de professores de enfermagem para desenvolver programas educativos para adultos. Rev Bras Enferm. 2013;66(4):543-9.
Dias HC, Paiva KCM. Competências do enfermeiro: estudo em um hospital privado. Rev Bras Enferm. 2011;64(3):511-20.
Almeida ML, Segui MLH, Maftum MA, Labronici LM, Peres AM. Instrumentos gerenciais utilizados na tomada de decisão do enfermeiro no contexto hospitalar. Texto Contexto Enferm. 2011;20(número especial):131-7.
Peres AM, Ciampone MHT, Wolff LDG. Competências gerenciais do enfermeiro nas perspectivas de um curso de graduação de enfermagem e do mercado de trabalho. Trab Educ Saúde. 2007;5(3):453-72.
Montezeli JH, Peres AM, Bernardino E. Competências gerenciais requeridas de enfermeiros em um pronto-socorro. Rev Pesq Cuid fundam online [Internet]. 2013 [acesso em 14 jan 2014];5(3):245-52. Disponível em: < http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2019/pdf_862>
Guedes CCPG, Aguiar BGC. Discutindo e refletindo sobre a competência do enfermeiro offshore. Rev Enferm UERJ. 2012;20(1):61-6.
Nascimento ES, Santos GF, Caldeira VP, Teixeira VMN. Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo. Rev Bras Enferm. 2003;56(4):447-52.
Spagnol CA, Soares AN, Silveira BV. Experiências vivenciadas na disciplina competências e habilidades para gestão de pessoas nas organizações de saúde. Rev Enferm Cent O Min. 2012;2(3): 451-62.
Lima TC, Paixão FRC, Cândido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente. Rev Bras Enferm. 2014;67(1):133-40.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.