Início da vida acadêmica: adaptação facilitada pelo trote acolhedor

Authors

  • Ana Maura Freitas Marques Figueiredo Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Dayane Tabatha Santos Durães Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • José Wilson de Brito Sales Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Renata Inez de Freitas Marques Chaves Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Samuel Sheimon Graduandos do curso Médico das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Luiza Augusta Rosa Rossi-Barbosa Mestre em Ciências da Saúde. Docente do curso de Medicina da FUNORTE

Abstract

O primeiro ano de faculdade é repleto de situações e momentos vividos, que são determinantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico. A maneira como os acadêmicos integram-se, faz com que possam aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pela universidade. Objetivos: Verificar o estado emocional, as dificuldades e as impressões do acolhimento à vida acadêmica dos calouros de Medicina da turma XVIII da FUNORTE. Materiais e Métodos: Esta é uma pesquisa descritiva de corte transversal. Após aprovação do CEP (parecer 630.448), foi aplicado um questionário semiestruturado aos acadêmicos de Medicina da turma XVIII que participaram de pelo menos uma atividade de acolhimento proposta pelos acadêmicos da turma XVII. As atividades envolveram momentos de integração entre os acadêmicos, como a realização da Missa de acolhida, além de momentos que priorizaram ações sociais. Resultados e Discussão: Responderam ao questionário 36 acadêmicos, sendo a maioria do sexo feminino com média de idade de 20,8 anos (DP±3,0). Quase a totalidade é beneficiária do FIES e 58,3% são procedentes de Montes Claros. Sobre o estado emocional, 38,9% sentem-se confiantes e curiosos. A adaptação a um novo ritmo de estudos e metodologia do curso médico tem sido a grande dificuldade encontrada nos primeiros dias de vida acadêmica por parte da grande maioria dos estudantes. Sobre a experiência de acolhida, 63,9% definiram-na como agradável e divertida, 50% elegeram a doação de donativos destinados a pessoas carentes como a atividade que mais se identificou e 69,4% disseram que as atividades de acolhimento foram importantes para a integração entre os próprios calouros e entre os calouros e seus veteranos. Conclusão: O estudo identificou que, apesar da confiança relatada, a maioria dos estudantes de Medicina da turma XVIII da FUNORTE revelou dificuldade com o novo ritmo de estudos e metodologia. A boa avaliação sobre as atividades de acolhida demonstrou o quão impactante é uma recepção acolhedora, voltada para atividades integrativas e de ação social e o quão relevantes essas atividades podem ser para a formação profissional e psicossocial dos acadêmicos.

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Published

2020-05-27

How to Cite

Maura Freitas Marques Figueiredo, A. ., Tabatha Santos Durães, D., Wilson de Brito Sales, J., Inez de Freitas Marques Chaves, R. ., Sheimon, S. ., & Augusta Rosa Rossi-Barbosa, L. . (2020). Início da vida acadêmica: adaptação facilitada pelo trote acolhedor. Revista Renome, 4, 17–18. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2640

Issue

Section

Edição Especial

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