O ENSINO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Authors

DOI:

10.46551/rnm20230101

Keywords:

Violência, enfermagem, educação em enfermagem

Abstract

Objetivo: Analisar o ensino da temática violência nos cursos de graduação em enfermagem de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil. Métodos: estudo descritivo, documental, qualitativo, realizado entre abril a julho de 2022, a partir do levantamento de Instituições de Ensino Superior públicas com curso de graduação em Enfermagem no Brasil, através do site E-mec. Foram analisadas ementas disponíveis on-line que continham o termo “violência”.  Para processar dos dados foi utilizado o software IraMuTeQ, através do método da Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Foram encontradas 116 instituições credenciadas no E-mec com o curso de enfermagem, sendo 73 disciplinas com ementas disponíveis e apenas 43 abordaram o proposto. A análise mostrou aproveitamento de 84,30%, possibilitando a elaboração de cinco classes que revelam como a temática é ensinada na graduação. Conclusão: O ensino do termo “violência” está relacionado prioritariamente ao grupo feminino, sendo a assistência de enfermagem direcionada à resolução de problemas decorrentes desta.

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Author Biographies

Sáskya Jorgeanne Barros Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Pós-Graduanda pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PMAE-URCA), saskya.barros@urca.br , ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2917-4755

David Ederson Moreira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, BR.

Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Residente em Traumato-Ortopedia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - Pernambuco, david.moreira@ufpe.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8444-3367

Beatriz de Castro Magalhães, Universidade Regional do Cariri

Mestre em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil, beatriz.castromagalhaes@urca.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6827-6359

Caik Ferreira Silva, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri e atualmente Residente em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri. Endereço de e-mail: caik17ferreira@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0307-8172

Rachel Cardoso de Almeida, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Universidade Regional do Cariri - UDI/Iguatu, CE, BR, rachel.almeida@urca.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8523-5842

Grayce Alencar Albuquerque, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Docente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), grayce.alencar@urca.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8726-0619

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Published

2023-06-13

How to Cite

Barros Bezerra, S. J., Moreira do Nascimento, D. E., de Castro Magalhães, B., Ferreira Silva, C., Cardoso de Almeida, R., & Alencar Albuquerque, G. (2023). O ENSINO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL. Revista Renome, 12(1), 01–12. https://doi.org/10.46551/rnm20230101

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