Cuidados clínicos em hemodiálise: validação de cartilha educativa

Autores/as

  • Rávida Rocha Lima Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Valdenici Firmo de Aguiar Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Francisco de Moura Beserra Filho
  • Ingred Pereira Cirino Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria Alzete de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palabras clave:

Diálise renal. Educação em saúde; Tecnologia educacional; Enfermagem.

Resumen

Objetivo: Validar cartilha educativa construída para paciente renal crônico em hemodiálise. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com o intuito de avaliação do conteúdo de uma tecnologia educativa na forma impressa. A pesquisa foi desenvolvida no período de março de 2013 a março de 2014. Para realização dessa validação, foi realizada uma consulta aos profissionais de saúde especialistas em uma das áreas de interesse: nefrologia; educação em saúde; tecnologia em saúde; e/ou validação de instrumentos. A população foi composta por sete especialistas na área de interesse do estudo, no qual a amostra foi aleatória, intencional e não probabilística. Para coleta de dados usou-se um instrumento adaptado. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer n°0422004500011. Resultados: A cartilha foi considerada adequada. Identificou-se a necessidade de adequação referente à estrutura, sugestões foram ajustadas, o que proporcionou uma ferramenta validada. Conclusão: A tecnologia educacional mostrou-se válida com potencial uso na prática clínica. 

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Biografía del autor/a

Francisco de Moura Beserra Filho

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

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Publicado

2020-03-04

Cómo citar

Rocha Lima Silva, R., Firmo de Aguiar, V., de Moura Beserra Filho, F., Pereira Cirino, I., & Alzete de Lima, M. . (2020). Cuidados clínicos em hemodiálise: validação de cartilha educativa. Revista Renome, 7(1), 5–16. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1214

Número

Sección

Artigos Originais