O ensino da radiologia na graduação médica

Autores/as

  • Ana Maria Vitrícia de Souza Pós-graduanda em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
  • Fernando Talma Rameta Gonçalves Barbosa Enfermeiro Docente do Instituto Educacional Santa Cruz (IESC).
  • Romerson Brito Messias Médico Docente do Hospital Universitário Clemente de Faria
  • João Felício Rodrigues Neto Médico Doutor pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Luciana Mendes Araújo Médica Radiologista do Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Casa de Montes Claros, MG, Brasil. Doutoranda pela UNIMONTES
  • Luís Paulo Souza e Souza Enfermeiro. Mestrando pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito Enfermeira Doutora pela UNIMONTES
  • Silvânia Paiva Santos Enfermeira Mestre pela UNIFESP.
  • Tatiana Carvalho Reis Enfermeira, Doutoranda pela UNIMONTES

Palabras clave:

Radiologia, Educação Médica, Estudantes de Medicina

Resumen

O rápido desenvolvimento tecnológico e científico na
área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o seu papel
crescente no cuidado do paciente e no custo da medicina trazem um desafio aos educadores da área médica. Este estudo objetiva compreender o papel da radiologia na prática médica atual e refletir sobre o seu ensino nos cursos de graduação. Trata-se de uma revisão crítica da literatura, realizada em 2011 nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Pubmed (U.S. National Lybrary of Medicine) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Os resultados evidenciam a falta de padronização do ensino de radiologia nas instituições e apontam para a necessidade de reavaliação dos currículos médicos para se garantir o uso racional, consciente e eficaz dos recursos de imagem, com benefícios para o médico, para o paciente e para o sistema de saúde. Sugerem, ainda, que o estudante deve ser preparado para indicar corretamente exames de imagem, interpretar aqueles mais simples e solicitados em situações de urgência, além de compreender o laudo radiológico. Práticas contemporâneas de gestão de conhecimento sugerem estratégias para a formação profissional.

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Publicado

2020-05-19

Cómo citar

Maria Vitrícia de Souza, A. ., Talma Rameta Gonçalves Barbosa, F. ., Brito Messias, R. ., Felício Rodrigues Neto, J. ., Mendes Araújo, L., Paulo Souza e Souza, L., Fernanda Santos Figueiredo Brito, M., Paiva Santos, S. ., & Carvalho Reis, T. . (2020). O ensino da radiologia na graduação médica. Revista Renome, 3(2), 64–78. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2507

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