Início da vida acadêmica: adaptação facilitada pelo trote acolhedor
Resumen
O primeiro ano de faculdade é repleto de situações e momentos vividos, que são determinantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico. A maneira como os acadêmicos integram-se, faz com que possam aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pela universidade. Objetivos: Verificar o estado emocional, as dificuldades e as impressões do acolhimento à vida acadêmica dos calouros de Medicina da turma XVIII da FUNORTE. Materiais e Métodos: Esta é uma pesquisa descritiva de corte transversal. Após aprovação do CEP (parecer 630.448), foi aplicado um questionário semiestruturado aos acadêmicos de Medicina da turma XVIII que participaram de pelo menos uma atividade de acolhimento proposta pelos acadêmicos da turma XVII. As atividades envolveram momentos de integração entre os acadêmicos, como a realização da Missa de acolhida, além de momentos que priorizaram ações sociais. Resultados e Discussão: Responderam ao questionário 36 acadêmicos, sendo a maioria do sexo feminino com média de idade de 20,8 anos (DP±3,0). Quase a totalidade é beneficiária do FIES e 58,3% são procedentes de Montes Claros. Sobre o estado emocional, 38,9% sentem-se confiantes e curiosos. A adaptação a um novo ritmo de estudos e metodologia do curso médico tem sido a grande dificuldade encontrada nos primeiros dias de vida acadêmica por parte da grande maioria dos estudantes. Sobre a experiência de acolhida, 63,9% definiram-na como agradável e divertida, 50% elegeram a doação de donativos destinados a pessoas carentes como a atividade que mais se identificou e 69,4% disseram que as atividades de acolhimento foram importantes para a integração entre os próprios calouros e entre os calouros e seus veteranos. Conclusão: O estudo identificou que, apesar da confiança relatada, a maioria dos estudantes de Medicina da turma XVIII da FUNORTE revelou dificuldade com o novo ritmo de estudos e metodologia. A boa avaliação sobre as atividades de acolhida demonstrou o quão impactante é uma recepção acolhedora, voltada para atividades integrativas e de ação social e o quão relevantes essas atividades podem ser para a formação profissional e psicossocial dos acadêmicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.