É POSSÍVEL TRANSFORMAR O ENSINO NA ENFERMAGEM? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
DOI:
10.46551/rnm23173092202100105Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem, EnfermeiroResumen
Objetivo: compartilhar experiências sobre a utilização de metodologias ativas na graduação em Enfermagem, como forma de qualificar o processo ensino-aprendizagem. Descrição da experiência no primeiro semestre de 2019, docentes de dois componentes curriculares da primeira e da quinta fases do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, organizaram dinâmicas interativas e lúdicas para abordagem de conteúdos programáticos das disciplinas. Discussão: as atividades despertaram nos estudantes criatividade, ampliação do conhecimento, diálogo, reflexão, desenvolvimento do trabalho em equipe, pois se colocaram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem, proporcionando maior satisfação para educador e educando, bem como estímulo na continuidade do uso de metodologias ativas no ensino da Enfermagem. Conclusão: a incorporação de metodologias ativas na formação em enfermagem fomenta o protagonismo do estudante e a formação de enfermeiros condizentes com as demandas da sociedade e do Sistema Único de Saúde.
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Citas
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