APLICABILIDADE DO STUDENT NURSE STRESS INDEX: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
10.46551/rnm20240102Palabras clave:
Estudantes de enfermagem, Estudantes, Estresse psicológico, Inquéritos e questionáriosResumen
Objetivo: mapear na literatura quais estudos utilizaram o Student Nurse Stress Index (SNSI), identificando em quais situações o instrumento foi aplicado e suas propriedades psicométricas. Método: revisão de escopo realizada no período de novembro de 2023 a janeiro de 2024 nas bases de dados: PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, LILACS, BDENF e SciELO; utilizando descritores controlados e não controlados. Resultados: A busca nas bases de dados recuperou um total de 515 produções contudo, considerando-se os critérios de inclusão foram selecionados apenas 25 estudos (15 recuperados nas bases de dados e 10 após busca reversa). Conclusão: o SNSI vem sendo utilizado para a avaliação do estresse em estudantes de enfermagem em diversos países e possui versões adaptadas e validadas em várias línguas, apresentando boa confiabilidade e validade em suas versões e possibilitando uma comparação dos fatores estressores nessa população em diferentes localidades/culturas.
Descargas
Citas
Mendes SS, Martino MMF. Stress factors of nursing students in their final year. Rev. Esc. Enferm. USP. 2020; 54 pp. DOI: 10.1590/s1980-220x2018053903593.
Negreiros CTF, Silva SRS, Silva RM, Costa ALS, Farias FC, Cangussu DDD. Associação da qualidade do sono e perfil acadêmico com o estresse de estudantes de enfermagem. Rev. baiana enferm. 2019; 33:e33482. DOI: 10.18471/rbe.v33.33482.
Paula ABR, Gouveia MTO, Lima FFF. Transcultural Adaptation of the Student Nurse Stress Index to Brazil. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 1):e20190426. DOI: 10.1590/0034-7167-2019-0426.
Colquhoun HL, Levac D, O’Brien KK, Straus S, Tricco AC, Perrier L, et al. Scoping reviews: time for clarity in definition, methods, and reporting. J Clin Epidemiol. 2014;67(12):1291-4. DOI: 10.1016/j.jclinepi.2014.03.013.
Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: Towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol. 2005;8(1):19-32. DOI: 10.1080/1364557032000119616.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850.
Jones MC, Johnston DW. The derivation of a brief Student Nurse Stress Index. Work Stress. 1999;13(2):162-81. 1999. DOI: 10.1080/026783799296129.
Sarikoc G, Demiralp MB, Oksuz E, Pazar B. Turkish Version of the Student Nurse Stress Index: Validity and Reliability. Asian Nurs Res. 2017; 11(2):128-133. DOI: 10.1016/j.anr.2017.05.006.
Guo L, Jones MC, Liu Y, Yv S, Zhu Y, Guo Y. Cross-cultural validation of the Student Nurse Stress Index Scale: A descriptive survey targeting student nurses in China. Journal of Affective Disorders. 2019; 251: 31-38. DOI: 10.1016/j.jad.2019.03.017.
Dortas Júnior SD, Lupi O, Dias GAC, Guimarães MBS, Valle SOR. Adaptação transcultural e validação de questionários na área da saúde. Braz J Allergy Immunol. 2016; 4(1):26-30.
Park K, Ahn Y, Kang N, Lee M, Sohn M. Psychometric evaluation of a six dimension scale of nursing performance and student nurse stress index using an objective structured clinical examination – modules for asthma and type 1 diabetes. Child Health Nurs Res. 2013; 19(2):85-93. DOI: 10.4094/chnr.2013.19.2.85.
Zhu Y, Liu Y, Guo L, Jones MC, Guo Y, Yv S, Guo Y, Namassevayam G, Wei M. Testing two student nurse stress instruments in chinese nursing students: a comparative study using exploratory fator analysis. BioMed Research International. 2020; Article ID 6987198: 10 pages. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/6987198.
Baker ML. Nursing student stress and demographic factors [thesis]. San Marcos (CA): School of Nursing, California State University; 2012.
Far MS, Khah HZH, Moradbeigi K, Moadab NH, Ghassemi M, Cheraghian B, Elhami S. Clinical instructor social support and nursing student stress in clinical environments. Int J Adv Biotechnol Res. 2017;8(1):182-8.
Junious DL, Malecha A, Tart K, Young A. Stress and perceived faculty support among foreign-born baccalaureate nursing students. Journal of nursing education. 2010; 49(5). DOI: 10.3928/01484834-20100217-02.
Mcafee NEG. The predictive value of nursing student and faculty variables on success: student perception of faculty support [dissertation]. Denton (Texas): College of Nursing, Texas Woman’s University; 2008.
Perius E. Exploration of the relationship between acculturation and role stress in nursing students and new graduate nurses [dissertation]. Denton (Texas): College of Nursing, Texas Woman’s University; 2012.
Yucha CB, Kowalski S, Cross CL. Student stress and academic performance: Home hospital program. Journal of Nursing Education. 2009; 48(1):631-637. DOI: http://dx.doi.org/10.3928/01484834-20090828-05.
Manti P, Mastrogiannis D, Mantzorou M, Adamakidou T, Mantoudi A, Stefanidou S, Timmins F. Stress levels and coping strategies among undergraduate nursing students em Greece during economic recession: a cross-sectional study. Nurse Education in Practice. 2022; 60:103299. DOI: 10.1016/j.nepr.2022.103299.
Nebhinani M, Kumar A, Parihar A, Rani R. Stress and coping strategies among undergraduate nursing students: A descriptive assessment from Western Rajasthan.Indian J CommunityMed. 2020; 45:172-175. Disponível em: https://www.ijcm.org.in/text.asp?2020/45/2/172/285653.
Pryjmachuk S, Richards DA. Mental health nursing students differ from Other nursing students: some observations from a study on stress and coping. International Journal of Mental Health Nursing. 2007; 16:390-402. DOI: 10.1111/j.1447-0349.2007.00494.x
Pryjmachuk S, Richards DA. Predicting stress in pre-registration midwifery students attending a university in Northern England. Midwifery. 2008; 24:108-122. DOI: 10.1016/j.midw.2006.07.006.
Shukla A, Kalra GS, Pakhare A. Understanding stress and coping mechanisms in Indian student nurses. Sri Lanka J Psychiatr. 2013;4(2):29–33. DOI: 10.4038/sljpsyc.v4i2.5387.
Tully A. Stress, sources of stress and ways of coping among psychiatric nursing students. J Psychiatr Mental Health Nurs. 2004;11(1):43-47. DOI: 10.1111/j.1365-2850.2004.00682.x.
Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009 Dec;43(spe):1017–26. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500005
Collins AM. Effects of two stress management interventions on student nurses’ perceived stress and general self-efficacy [dissertation]. Detroit (Michigan): Wayne State University; 2005.
Watson R, Deary I, Thompson D, Li G. A study of stress and burnout in nursing students in Hong Kong: A questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies [Internet]. 2008 Oct [cited 2019 Jun 29];45(10):1534–42. DOI: 10.1016/j.ijnurstu.2007.11.003
Eldeeb GA, Eid NM, Eldosoky EK. Assertiveness and stress among undergraduate nursing students at Menoufyia University. Journal of Natural Sciences Research. 2014; 4(4).
Alghamdi S, Aljabri S, Jafari G, Alzebali R, Alkunaidiri N, Kalantan N. Sources of Stress Among Undergraduate Nursing Students. Global Journal of Health Science. 2019 Jul 22;11(9):116. DOI:10.5539/gjhs.v11n9p116
Zainah M, Jit SGK, Shafiqah DN, Mohamad SNA, Nabilah JN, Yashnavee G. Personalidade Adulta e sua Relação com Nível de Estresse, Mecanismo de Enfrentamento e Desempenho Acadêmico entre Estudantes de Graduação em Enfermagem. The Malaysian Journal of Medical Sciences, v. 5, pág. 117-125, 2022. DOI: 10.1111/j.1447-0349.2007.00494.x.
Kulland EP. Nursing Student Stress. libraryndsuedu [Internet]. 2015; Available from: https://library.ndsu.edu/ir/handle/10365/27601
Nway NC, Phetrasuwan S, Putdivarnichapong W, Vongsirimas N. Fatores que contribuem para sintomas depressivos entre estudantes de graduação em enfermagem: um estudo transversal. Educação do Enfermeiro na Prática, v. 68, p. 103587, 2023. DOI:https://doi.org/10.1016/j.nepr.2023.103587
Gurbinder Kaur JS, Hamidah H, Blackman I, Wotton K, Belan I. Perceived stress related to nursing education and its influence on nursing students’ academic and clinical performance. Medicine & Health [Internet]. 2011 Jun 1 [cited 2024 Feb 13];6(2):86–97.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ALINE BEATRIZ ROCHA PAULA, MÁRCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.