Ensino da ética na formação médica

Auteurs

  • Márcia Mendes Menezes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Pollyana Capuchinho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Naiara Alves M. Schiavinato Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Simone de Melo Costa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

Estudantes de medicina; Bioética; Ética profissional; Educação Médica.

Résumé

Objetivou-se avaliar o ensino da ética na formação médica entre estudantes de uma Universidade pública de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de estudo quantitativo, transversal e analítico conduzido por meio de questionário autoaplicado entre graduandos de medicina. O instrumento envolveu questões sobre o ensino da ética na graduação. O tratamento estatístico dos dados considerou o nível de significância p<0,05. Participaram 281 estudantes. A média de idade (21,92±2,962 anos) foi menor para os que afirmaram ser suficiente o conteúdo de ética na graduação, p=0,077. Quanto à classificação do ensino de ética na graduação, 54,1% classificaram em muito bom/bom, 35,2% em regular e 10,7% em ruim/muito ruim; sem associações com sexo e período de matrícula. O conteúdo de ética não foi considerado suficiente para a maioria dos estudantes e uma parcela importante classificou o ensino de ética em regular/ruim/muito ruim. Os resultados sugerem necessidade de reformulação do ensino de ética na graduação médica a partir de um arranjo de trabalho coletivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Maluf Fabiano, Garrafa Volnei. O Core Curriculum da Unesco como Base para Formação em Bioética. Rev. bras. educ. med. [serial on the Internet]. 2015 Sept [cited 2016 Oct 05]; 39(3): 456-62. Available from: .http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00832015.

Neves Júnior Waldemar Antonio das, Laís Zaú, Sergio Rego. Ensino de bioética nas Faculdades de medicina no Brasil. Rev. bioét. [serial on the Internet]. 2016 [cited 2016 Oct 05]; 24(1): 98-107. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/1089

Nery Filho Antônio, Lins Liliane, Batista Cláudia Bacelar, Vasconcelos Camila, Torreão Lara, André Sumaia Boaventura, Jacobina Ronaldo Ribeiro. Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA. Rev. Bioét. [serial on the Internet]. 2013 Aug. [cited 2016 Oct 05]; 21(2):344-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200018&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000200018.4

Andrade Ana Flávia Leite de, Pessalacia Juliana Dias Reis, Daniel Jéssica Campos, Euflauzino Igor. Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar. Rev. bras. educ. med. [serial on the Internet]. 2016 Mar. [cited 2016 Oct 05], 40(1): 102-8. Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01732015

Camargo Aline, Almeida Margareth Aparecida Santini de, Morita Ione. Ética e bioética: o que os alunos do sexto ano médico têm a dizer. Rev. bras. educ. med.[ serial on the Internet]. 2014 June [cited 2016 Oct 05], 38(2):182-9. Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000200004

Silva Josimário, Leão Helena Maria Carneiro, Pereira Amanda Cristina de Andrade Costa. Ensino de bioética na graduação de medicina: relato de experiência. Rev. Bioét. [serial on the Internet]. 2013 Aug [cited 2016 Aug 02] ; 21(2):338-43. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200017&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000200017.

Carneiro Larissa Arbués, Porto Celmo Celeno, Duarte Soraya Bianca Reis, Chaveiro Neuma, Barbosa Maria Alves. O ensino da ética nos cursos de graduação da área de saúde. Rev. bras. educ. med. [serial on the Internet]. 2010 Sept. [cited 2016 Oct 05];34(3):412-21. Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300011.

Griep Rosane Harter, Dóra Chor, Faerstein Eduardo, Lopes Cláudia. Confiabilidade teste-reteste de aspectos da rede social no Estudo Pró-Saúde. Rev. Saúde Pública [serial on the Internet]. 2003 June [cited 2016 Oct 05]; 37(3):379-85. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000300018&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000300018.

Brasil. Resolução CNS 466/2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2012.

Vieira Patrícia Sena Pinheiro de Gouvêa, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves. Ética médica e bioética no curso médico sob o olhar dos docentes e discentes. Mundo saúde 2009; 33(1):21-5.

Almeida Alessandro de Moura, Bitencourt Almir Galvão Vieira, Neves Nedy Maria Branco Cerqueira, Neves Flávia Branco Cerqueira Serra, Lordelo Marina da Rocha, Lemos Kleuber Moreira, Nuñez Geila Ribeiro, Barbetta Marcelo Campos, Athanazio Rodrigo Abensur, Nery-Filho Antônio. Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica. Rev. bras. educ. med. [serial on the Internet]. 2008 Dec. [cited 2016 Oct 05]; 32(4):437-44. Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400005.

Paiva Letícia M, Dirce Guilhem, Sousa Ana Luiza L. O ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Revista Medicina (Ribeirão Preto) [serial on the Internet]; 2014 Mar [cited 2016 Sep 30]; 47(4):357-69. Available from: http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n4/REV_O-Ensino-da-bioetica-na-graduacao-do-profissional-de-saude.pdf http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369

Gerber Viviane Knuppel de Quadros, Zagonel Ivete Palmira Sanson. A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. Bioét. [serial on the Internet]. 2013 Apr [cited 2016 Aug 18]; 21(1):168-78. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000100020&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000100020.

Ferreira Lorena Cunha, Mourão Rogério Antunes, Almeida Rogério José de. Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica. Rev. Bioét. [serial on the Internet]. 2016 Apr [cited 2016 Sept 12]; 24(1):118-27. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000100118&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422016241113.

Roberti Alexandre, Roberti Maria do Rosário Ferraz. ENSINO, PESQUISA E ÉTICA MÉDICA NO BRASIL. Rev Bras Clin Med. [serial on the Internet] 2012 mar-abr [cited 2016 Sept 30]; 10(2):122-6. Available from: http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2012/v10n2/a2785.pdf

Caramico Homero Januário, Zaher Vera Lucia, Rosito Margaréte May B. Ensino da bioética nas Faculdades de medicina do Brasil. Bioethikos [serial on the Internet] 2007 [cited 2016 Sept 30] ; 1(1):76-90. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/54/Ensino_da_bioetica.pdf

Couto Filho José Carlos Ferreira, Souza Flávia Silva, Silva Sylvia Sardinha da, Yarid Sérgio, Sena Edite Lago da Silva. Ensino da bioética Nos cursos de Enfermagem das Universidades Federais Brasileiras. Rev. bioét. [serial on the Internet]. 2013 Abr [cited 2016 Sept 09];21(1):179-85. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000100021&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000100021.

Fracapani Cuenca de Cuitiño Marta T.. Dimensiones sociales en ética global: Nuevas perspectivas en educación. Acta bioeth. [serial on the Internet]. 2013 Nov [cited 2016 Oct 05]; 19(2):229-39. Available from: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2013000200007&lng=es. http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2013000200007.

Téléchargements

Publiée

2020-03-04

Comment citer

Mendes Menezes, M. ., Capuchinho, P., Alves M. Schiavinato, N. ., Andrade Sampaio, C. ., & de Melo Costa, S. (2020). Ensino da ética na formação médica. Revista Renome, 6(2), 21–33. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1226

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice