Percepções de acadêmicos sobre a enfermagem: escolha, formação e competências da profissão
Résumé
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as percepções de acadêmicos sobre a Enfermagem: escolha, formação e competências da profissão. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com 70 acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. Para os dados quantitativos, foi feita a análise estatística no SPSS, e, para os dados qualitativos, utilizou-se a análise de conteúdo. A maioria dos acadêmicos é do sexo feminino, com idade entre 17 e 23 anos. O motivo que mais influenciou na escolha do Curso foi este ser da área saúde. Apesar de 54,1% terem relatado que a Enfermagem não era o curso pretendido e, sim, a Medicina, a maioria tem a pretensão de concluir o curso e está satisfeita com ele. Na abordagem qualitativa sobre as atribuições de um enfermeiro, os concluintes apresentaram uma visão mais ampla e realista, construída ao longo do curso e dos estágios. Conclui-se que uma maior divulgação sobre a Enfermagem e a atuação do enfermeiro é de suma importância, garantindo a inserção do estudante no curso de Enfermagem com expectativas compatíveis com a realidade.
Téléchargements
Références
2. Moretto CF. Ensino superior, escolha e racionalidade: os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo. Tese [Doutorado] – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. [Acesso em: 2006 out. 15] Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-25042003-143715/.
3. Caldonha AM, Mendes IAC, Trevisan MA, Nogueira MS, Hayashida M. A enfermagem e o enfermeiro na visão de clientes internados em um hospital privado. In: Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium. 2002 [Acesso em: 2009 maio 03]; 1(8): 02-03. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=msc0000000052002000100036&Ing=en&nrm=van.Acesso%20em%2024/04/09
4. Santos CE, Leite MMJ. O perfil do aluno ingressante em uma universidade particular da cidade de São Paulo. Rev bras enferm. 2006; 59(2):154-156.
5. Minayo MCS, Assis SG, Souza ER. (org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Ed Fiocru; 2005.
6. Aguiar MTC. A evasão nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá 1985/2 1995/2, um processo de Exclusão. Dissertação [Mestrado]. Universidade Federal de Mato Grosso. Ponta Grossa; 2001.
7. Stacciarini JM, Andraus LMS, Esperidião E, Nakatani AK. Quem é o enfermeiro? Rev Eletr Enferm. 1999; [Acesso em: 2009 nov. 5]; 1(1). Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/index
8. Elias Marisa Aparecida, Navarro Vera Lúcia. A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais de enfermagem de um hospital escola. Rev Latino-Am Enferm. 2006; 14(4):517-525.
9. Ribeiro AAA, Falcon GS, Borenstein MS, Padilha MICS. A escolha profissional no Imaginário social - enfermeiras brasileiras e peruanas. Esc Anna Nery. 2006; 10(2):241-250.
10. Rodrigues RM. Enfermagem compreendida como vocação e sua relação com as atitudes dos enfermeiros frente às condições de trabalho. Rev latino-Am enferm. 2001; 9(6):76-82.
11. Cardoso FA, Dytz JLG. Criação e consolidação do curso de enfermagem da Universidade de Brasília: uma história de tutela (1975-1976). Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008; 12(2):251-7.
12. Shinyashiki GT, Mendes IAC, Trevizan MA, Day RA. Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros. Rev Latino-Am Enferm. 2006;14(4):601-7.
13. Spindola T, Seibert SL, Francisco MTR, Clos AC. A visão dos alunos do ensino médio acerca do que é ser enfermeiro Rev Enferm UERJ; 2005; 13(3):361-6.
14. Rosa RB, Lima MADS. Concepção de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro. Acta paul enferm. 2005 [Acesso em: 2008 fev. 20]; 18(2):123-30. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n2/a02v18n2.pdf
15. Saupe R, Wendhausen ALP. Modelo Matricial para construção de conhecimento no Mestrado Profissional em Saúde. RBPG. 2006; 3(5):107-16.
16. Silva KL, Sena RR. A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Rev Bras Enferm. 2006; 59(4): 488-91.
17. Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3, de 7 de novembro de 2001. Instituí diretrizes curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: Diário Oficial da União; 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Norte Mineira de Enfermagem. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.