Ensino sobre Segurança do Paciente na disciplina de Administração em Enfermagem
Mots-clés :
Melhoria de qualidade, Segurança do paciente, Pesquisa em administração de enfermagem, Ensino, Educação em enfermagemRésumé
Objetivo: Relatar o planejamento e aplicação do ciclo PDCA por graduandos de enfermagem como estratégia para o ensino da segurança do paciente. Método: Estudo descritivo em que os dados foram oriundos de relatórios de graduandos que aplicaram o ciclo PDCA em unidades assistenciais. Resultados: Dos 68 estudantes, 53 (77,9%) disponibilizaram seus relatórios. Etapa P: 47 (88,7%) diagnosticaram situações para intervenção. Etapa D: 53 (100%) realizaram uma ação educacional. Etapa C: 37 (69,8%) utilizaram mais de uma técnica de avaliação. Etapa A: 17 (32,1%) evidenciaram a necessidade de realizar um novo ciclo PDCA. Conclusão: A experiência contribui para a construção de uma base de conhecimentos e habilidades para melhor preparar os estudantes para ajudar a desenvolver uma força de trabalho, atenta à educação sobre segurança do paciente e processos de melhoria.
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