O ENSINO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL
DOI:
10.46551/rnm20230101Palavras-chave:
Violência, enfermagem, educação em enfermagemResumo
Objetivo: Analisar o ensino da temática violência nos cursos de graduação em enfermagem de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil. Métodos: estudo descritivo, documental, qualitativo, realizado entre abril a julho de 2022, a partir do levantamento de Instituições de Ensino Superior públicas com curso de graduação em Enfermagem no Brasil, através do site E-mec. Foram analisadas ementas disponíveis on-line que continham o termo “violência”. Para processar dos dados foi utilizado o software IraMuTeQ, através do método da Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Foram encontradas 116 instituições credenciadas no E-mec com o curso de enfermagem, sendo 73 disciplinas com ementas disponíveis e apenas 43 abordaram o proposto. A análise mostrou aproveitamento de 84,30%, possibilitando a elaboração de cinco classes que revelam como a temática é ensinada na graduação. Conclusão: O ensino do termo “violência” está relacionado prioritariamente ao grupo feminino, sendo a assistência de enfermagem direcionada à resolução de problemas decorrentes desta.
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Referências
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