AS CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO PARA A QUALIFICAÇÃO DA SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
10.46551/rssp.202016Resumo
O presente artigo realiza o debate centrado na compreensão acerca da Coordenação de Estágio como um agente de potencialização da articulação dos sujeitos envolvidos na supervisão e no processo de formação em Serviço Social. Para isso, na pesquisa buscou-se recorrer às fontes bibliográficas e documentais, bem como à sistematização da experiência profissional como docentes da disciplina de supervisão acadêmica e à frente da gestão na Coordenação de Estágio de uma UFA. Apresenta a histórica construção das conquistas da categoria da valorização do estágio para a formação e elenca alguns desafios enfrentados por estudantes e profissionais supervisores acadêmicos e de campo, gestores e técnicos assistentes sociais. Finalizando, contribui com a análise de ações que podem nortear a intervenção para qualificar a gestão e, consequentemente, a experiência da supervisão do estagiário nos espaços de formação. Nesse sentido, incita um diálogo a partir do entendimento de que uma perspectiva crítica deve ser capaz de estimular uma reflexão teórica dos papeis de cada sujeito do processo de estágio, que possibilite estratégias de enfrentamento consistentes e novas proposições para transformar a realidade da formação profissional.
Downloads
Referências
______. Política Nacional de Estágio. 2010. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf
BRANT CARVALHO, Maria do Carmo. Gestão social e políticas públicas: uma questão ainda em debate no Século XXI. In: JUNQUEIRA, Luciano Antônio Prates [et al.] (orgs). Gestão Social Mobilizações e Conexões. São Paulo LCTE Editora, 2012.
BRASIL. Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993. Regulamentação da profissão de Assistente Social. Diário [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 jul. 1993.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf Acesso: 14/08/2018.
________. Resolução CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008. Regulamenta a SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO no Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf
LEWGOY, A. M. B. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: MOTA, Ana Elisabete; BRAVO, Maria Inês Souza; UCHÔA, Roberta et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.
TEIXEIRA, Joaquina Barata. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD-UnB, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Serviço Social em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.