ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

A SUPERVISÃO ACADÊMICA EM DESTAQUE

Autores

  • Maria José Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca
  • Eliana Bolorino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Campus de Franca

DOI:

10.46551/rssp.202017

Palavras-chave:

Serviço Social; Estágio Supervisionado, Supervisão Acadêmica.

Resumo

O artigo pretende apresentar e refletir sobre a efetivação do estágio supervisionado, a partir de pesquisa bibliográfica sobre a temática, e pesquisa documental referente a implementação da supervisão acadêmica no Curso de Serviço Social – UNESP/Campus de Franca/SP, tendo como referência as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) e as legislações que tratam especificamente do Estágio Supervisionado em Serviço Social (Resolução 533 CFESS; Política Nacional de Estágio – 2010 entre outros). A construção, implementação e avaliação do processo de formação profissional pela atividade de estágio supervisionado e da supervisão acadêmica, objeto de estudo e reflexão desse artigo, evidencia a importância da contribuição de todas as representações da comunidade acadêmica (docentes, discentes/estagiários, supervisores de campo e supervisores acadêmicos) na efetivação de uma formação profissional de qualidade, na direção do projeto ético-político profissional e reafirma a extrema contribuição do estágio supervisionado, de forma específica da supervisão acadêmica, para atingir este objetivo da formação. Diante dos estudos e avaliações realizadas durante o período de 2017 a 2020, reafirma-se a necessidade constante de reflexões e avaliações sobre a realidade do estágio supervisionado nos cursos de Serviço Social, haja vista, os grandes desafios impostos pelas Instituições de Ensino Superior, pelas Instituições Campos de Estágio e pelo acirramento do processo de precarização da educação superior no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, N.L.T. Retomando a temática da “sistematização da prática” em Serviço Social. Revista Em Pauta, UERJ, n. 10, 1997
BRASIL. Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social. ABEPSS, 1996
BRASIL. Lei que regulamenta a profissão de Assistente Social, CFESS, 1993.
BRASIL. Código de Ética profissional do Assistente Social, CFESS, 1993.
BRASIL. Resolução N. 533, CFESS, 2008
BRASIL. Política Nacional de Estágio, CFESS, 2010
FAGUNDES, M.C. V. A totalidade como categoria fundamental na construção de um projeto político-pedagógico. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 13, 2006, Recife. Painel. Recife: UFP, 2006.
GIOMETTI, A. B. R.; LIMA, M. J. O. ; GUIMARAES, O. M. 40 Anos do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp Câmpus de Franca: Trajetória, Experiências e Conquistas. Franca: FCHS/Unesp/Franca, 2017.
GUERRA, Y. Em defesa da qualidade, da formação e do trabalho profissional: materialização do projeto ético-político profissional em temos de barbárie. Revista Conexões Geraes – CRESS/MG, n. 5, 2014
IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
LIMA, T.C.S et. all. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do Diário de Campo. Revista Textos e Contextos, Porto Alegre, v.6, n. 1, 2007
SAMPAIO, S.S; OLIVEIRA R. Análise Institucional ontem e hoje: indicações pertinentes ao fazer profissional. Revista Sociedade em Debate, 20 (2), 2014

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

de Oliveira Lima, M. J., & Bolorino Canteiro Martins, E. (2020). ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL : A SUPERVISÃO ACADÊMICA EM DESTAQUE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(2), 90–109. https://doi.org/10.46551/rssp.202017