A CRISE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA
CONSIDERAÇÕES SOBRE SEUS ANTECEDENTES, PRINCIPAIS ASPECTOS E TENDÊNCIAS
Palavras-chave:
Crise. Capitalismo. Setor financeiro. HistóriaResumo
Esse artigo busca fazer um breve aparato histórico do desencadeamento da crise de 2008 eclodida na América central. Quais os principais motivos que permitiram o surgimento da crise do mercado imobiliário, mais uma crise que é parte constituinte do modo de produção capitalista. Quais as instituições financeiras envolvidas, como contribuíram para o crescimento da bolha financeira e os ajustes realizadas dos diferentes governos e a flexibilização das leis em detrimento da criação do valor, do lucro exacerbado. Pontuamos também, a repercussão dessa crise no Brasil. Como ocorreu, se desenvolveu, quais as respostas dadas pelo governo federal frente ao seu enfrentamento e as principais consequências para a classe trabalhadora que é o grupo que mais paga pelas crises nesse modo societário. Esse trabalho descreve os fatos, os envolvidos e as consequências de um mecanismo que se perpetua há mais de meio século, que para isso, arrasta todas as vidas dos mais “fracos” do meio social.
Downloads
Referências
BATISTA, Paulo Nogueira. O CONSENSO DE WASHINGTON: A Visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Disponível em: http://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aup0270/4dossie/nogueira94/nog94-cons-washn.pdf
CONCEIÇÃO, Jefferson José da. O ABC da Crise. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
FERGUSON, Charles. Trabalho Interno (InsideJob). EUA, 2010 (documentário).
MIRANDA, Nilmário. Para entender a Crise. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
OLIVEIRA, Francisco Maria Cavalcanti de. Criar cinco Embraer por ano. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
PAULANI, Leda. Sobre acumulação de capital, crise e expansão financeira (Vídeo). 2012. Disponível em: http://marx21.com/2012/02/27/leda-paulani-sobre-acumulacao-de-capital-crise-e-a-expansao-financeira/
SALVADOR, Evilasio. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
SAMPAIO JR, Plínio de Arruda. A natureza da crise e os dilemas da revolução. IN: Margem Esquerda. Ensaios Marxistas. Nº 15. São Paulo: Boitempo, 2010.
SILVA, Ademir Alves da. A crise capitalista contemporânea e as relações entre Estado, mercado e sociedade: subsídios para avaliação das políticas sociais. In: Revista Ponto e Vírgula n. 10, 2º. Semestre de 2011, pp.260-281, São Paulo: PEPG em Ciências Sociais, PUC-SP.
______________________. A gestão da seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
SINGER, Paul. O Ministério do inter-relacionamento entre finanças e a economia da produção e produção. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
SISTER, Sérgio. A Crise do Dinheiro Solto. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Serviço Social em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.