A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO

GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

10.46551/rssp.202120

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Superior. Produção de Conhecimento. Grupos de Pesquisa. Movimento Estudantil de Serviço Social. Formação Profissional.

Resumo

Neste texto trazemos à baila reflexões desenvolvidas coletivamente para fins de subsidiar os debates travados em live realizada na Semana de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES em 2020. Na ocasião discutimos, levando em consideração o contexto da pandemia COVID-19, a importância de grupos de estudos e pesquisa na educação superior, em especial num momento de os ataques frontais que a pesquisa, em especial na área das ciências sociais tem sofrido no atual governo federal - de caráter ultraneoliberal, neoconservador e de características fascistas. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, construímos este texto pautando a análise da realidade pelo método dialético-crítico e aqui forjamos nossa posição ético-política de compromisso com as trincheiras de lutas da classe trabalhadora, pelas quais seguem sendo ímpar as articulações com os movimentos sociais e os diversos coletivos de defesa desta classe sempre espoliada pela subalterna burguesia brasileira (subalterna ao grande capital estrangeiro). 

 

 

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Biografia do Autor

Ana Carla da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Serviço Social pela UFTM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/GEFEPSS/UFTM. E-mail: anacarla0906@gmail.com

Lesliane Caputi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Assistente Social. Mestrado e doutorado em Serviço Social. Professora Adjunta no Departamento de Serviço Social da UFTM. Pesquisadora-Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/ GEFEPSS UFTM e compõe a Rede Mineira de Grupos de Estudos sobre os Fundamentos do Serviço Social/REMGEFSS. https://orcid.org/0000-0003-1298-2104 E-mail: leslicaputi@gmail.com

Diego Tabosa da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Diego Tabosa da Silva. Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela UFF-Niterói. Mestrado em Serviço Social pela UERJ. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social -GEPSS/UNIMONTES/CNPq e da Rede Mineira de Grupos de Estudos Sobre os Fundamentos do Serviço Social - ReMGEFSS. https://orcid.org/0000-0001-8589-109X Email: diego.silva@unimontes.br

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Costa, A. C. da, Caputi, L. ., & Silva, D. T. da. (2021). A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO: GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 84–105. https://doi.org/10.46551/rssp.202120