A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A COVID-19

O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PAULISTAS

Autores

DOI:

10.46551/rssp.202121

Palavras-chave:

Assistência estudantil, COVID-19, Pandemia, Universidades Federais, São Paulo

Resumo

Este artigo objetiva relacionar os impactos da pandemia da COVID-19 com a organização das principais ações afetadas na assistência estudantil das universidades federais presentes no estado de São Paulo, diante do horizonte da permanência universitária em um contexto de intensificação das vulnerabilidades sociais. Utiliza como fontes de coleta a pesquisa bibliográfica e documental, através de um banco de dados pré-existente e informações buscadas em sites e documentos oficiais institucionais. Identifica a mencionada pandemia como um elemento externo, de fora à assistência estudantil, desencadeante de mudanças na oferta destas ações para a atualidade que, por sua vez, são desenvolvidas de diferentes formas para cada instituição, com seus pontos sólidos e frágeis perante a viabilização do direito estudantil no cenário de crise sanitária, que, em seu turno, apresenta forte relação à disposição de estrutura e de recursos que precedem a própria pandemia. Ademais a inclusão digital e os auxílios emergenciais institucionais no cenário da assistência estudantil paulista apresentam-se como os principais destaques no contexto contemporâneo, uma vez que antes da pandemia estas dimensões não eram pautadas de forma prioritária dentre as estratégias de permanência universitária.

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Biografia do Autor

Eduardo Henrique Moraes Santos, Universidade Federal do ABC - UFABC

 Assistente Social, Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando no Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Assistente Social na Prefeitura de Osasco. Compõe o Grupo de estudos Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

Raquel de Oliveira Mendes, Universidade Federal do ABC - UFABC

Graduação em Geografia (UFMA) e em Serviço Social (UFS). É assistente Social da Universidade Federal de Sergipe, mestra em Educação Profissional e tecnológica (IFS) e Doutoranda do Programa de Políticas Públicas da UFABC. Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ações Afirmativas e Assistência Estudantil e o Núcleo em Inovação Tecnológica e Metodológica do IFS.  É coordenadora de promoção de políticas sociais e enfrentamento às opressões - Gênero, Etnia e Diversidade Sexual do sindicato dos trabalhadores/as Técnicos administrativos/as da UFS (SINTUFS). 

Ana Carolina Gonçalves da Silva Santos Moreira, UNIFESP

Assistente social, Graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Especialista em Políticas Públicas em Educação, com aperfeiçoamento em Educação Ambiental, Mestra em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (Unitau). Assistente Social na Universidade Federal de São Paulo, Docente no Curso de Serviço Social da Univap. Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.  

Cíntia Karim dos Santos, UFBA

Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes, Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Assistente Social na UFBA. Compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área de Educação (GEPESSE/BA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. 

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Santos, E. H. M., Mendes, R. de O., Moreira, A. C. G. da S. S., & Santos, C. K. dos. (2021). A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A COVID-19: O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PAULISTAS. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 106–134. https://doi.org/10.46551/rssp.202121