INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS PANDÊMICOS

LIMITES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

10.46551/rssp.202125

Palavras-chave:

Formação em Serviço Social, Investigação, COVID-19, Crise do capital, Ensino Superior

Resumo

A pandemia do COVID-19 aprofundou a crise do capital no mundo. Na realidade brasileira, seus impactos ganham particulatidade e se agudizam devido ao ultraneoliberalismo associado ao posicionamento de extrema direita do presidente Bolsonaro. A pandemia impactou todos os âmbitos da vida e do trabalho, intensificou o uso dos ambientes virtuais e das tecnologias digitais, na educação e no ensino superior, repercutindo nas dimensões: ensino, extensão e pesquisa. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) impôs desafios à vivência universitária. As reflexões aqui apresentadas, a partir da experiência de iniciação científica, vinculada ao Projeto "Ingressante e Egresso do Curso de Serviço Social da UFOP: um estudo sobre seus perfis" trazem os desafios e os limites do desenvolvimento da atitude de investigação, especificamente, da iniciação científica em Serviço Social, que vem sofrendo o impacto da pandemia do COVID-19. A pandemia confirma a exigência de respostas e estratégias coletivas em defesa da vida e da emancipação humana, na luta contra a crise sanitária e o capital.

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Biografia do Autor

Virgínia Carrara, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto (professora do Departamento de Serviço Social da UFOP, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Estudos em Formação e Trabalho em Serviço Social - NEESFT/CNPq, Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/UFOP), Brasil, Membro da Comissão de Coordenação da Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social. Link para acesso ao currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0341699034926192.

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Sousa, J., & Carrara, V. (2021). INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: LIMITES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 206–218. https://doi.org/10.46551/rssp.202125