INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL

ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

10.46551/rssp.202213

Palavras-chave:

institucionalização. lar de infância e juventude. crianças e jovens; perigo. risco

Resumo

Este estudo tem por finalidade analisar as perceções de jovens e adultos que passaram pela experiência da institucionalização por períodos prolongados, em Portugal. Visa compreender como é viver num lar de infância e juventude, mais concretamente dissecar como é percecionada a institucionalização na infância e/ou juventude por quem passou por esse processo. Para o efeito contou-se com a participação de quatro indivíduos que narraram as suas vivências no Lar de Jovens. Pretende-se explorar três etapas do percurso da vida dos participantes: o período pré-institucional, o período da institucionalização e o período da pós-institucionalização. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa e as entrevistas foram dissecadas através da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que apesar da institucionalização apresentar aspetos negativos, os aspetos positivos pautaram o percurso destes adultos durante os seus trajetos na Instituição. Contudo também foi nossa pretensão, perceber algumas das contradições deste estudo e explicá-las à luz de outras investigações já realizadas nesta área.

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Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Assistente Social. Docente Universidade Lusófona do Porto. Licenciatura em Serviço Social, pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. Doutora em Educação Social, pela Universidade de Granada – Espanha. Doutoranda em Serviço Social, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. ORCID: 0000-0002-4965-29. Link do Curriculo: Carla Isabel Mota de Carvalho (C110-DF85-7275) | CIÊNCIAVITAE (cienciavitae.pt). E-mail: p3816@ulp.pt  

Fernanda Lima, Centro Social e Paroquial de Parada de Gatim – Vila Verde, Portugal

Diretora Técnica do Centro Social e Paroquial de Parada de Gatim – Vila Verde. Licenciatura em Educação Social Gerontológica, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Licenciatura em Serviço Social, pela Universidade Lusófona do Porto. Mestrado em Economia Social, pela Universidade do Minho. E-mail: mfmarlima@hotmail.com

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Publicado

2022-01-14

Como Citar

Carvalho, C., & Lima, F. . (2022). INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM PORTUGAL: ESTUDO DE CASO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(01), 251–271. https://doi.org/10.46551/rssp.202213