A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Autores

DOI:

10.46551/rssp.202227

Palavras-chave:

Serviço Social; Dimensão investigativa; Formação profissional; Prática profissional.

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo debater sobre a natureza da dimensão investigativa na formação profissional em Serviço Social, tanto no que se refere ao processo de produção de conhecimento como à prática profissional. Tendo em vista tal objetivo, analisaremos aspectos da dimensão investigativa nos processos relativos à intervenção profissional e à produção de conhecimento a fim de apreender suas particularidades e, a partir delas, avançar no debate acerca do lugar que esta dimensão ocupa no Serviço Social. Veremos que, no Serviço Social, a dimensão investigativa é uma dimensão estruturante e transversal, revelando-se uma importante mediação que articula teoria e prática. Porém, pela sua própria natureza, constatamos que a dimensão investigativa no Serviço Social é mais ampla do que sua mera redução à pesquisa científica.

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Biografia do Autor

Mariana Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. E-mail: mariana.andrade@fsso.ufal.br

Sergio Gianna, Universidade Federal de Alagoas

Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Universidad Nacional de Córdoba. Mestrado em Serviço Social pela Universidad Nacional de La Plata. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Professor da Universidad Nacional de Luján – Argentina. Atualmente, atua como Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas - Brasil. E-mail: sdgianna@gmail.com

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

A ANDRADE, M. A. A., & Gianna, S. D. (2022). A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(2), 179–194. https://doi.org/10.46551/rssp.202227