CULTURA DA VIRTUALIDADE, IMPACTOS SOCIAIS E DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
10.46551/rssp.202304Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e comunicação, Cultura, Formação Profissional, Serviço SocialResumo
O presente artigo tem por objeto a reflexão sobre o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação na formação profissional em Serviço Social, sendo realizado para tal pesquisas bibliográfica, documental e aplicação de questionário on-line junto às/aos estudantes do curso de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado de Minas Gerais. O método empregado foi o materialismo crítico-dialético e a metodologia de pesquisa empregou pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de um questionário on-line para estudantes de Serviço Social. Como resultado, identifica-se a necessidade da área em pautar e estreitar o debate sobre as tecnologias de informação e comunicação de forma a sintonizar criticamente a formação e exercício profissional diante das facilidades tecnológicas que impactam na formação, mas que também são canais de expressão de formas de violências, opressões, violações e temas relacionados que acontecem no âmbito virtual, mas que possuem desdobramentos e consequências nos sujeitos do mundo real.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1985.
BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 7ª edição, 2013.
BOYD, Danah. É complicado: as vidas sociais dos adolescentes em rede. Relógio D’Água Editores: Lisboa, 2015.
DZIEKANIAK, Gisele.; ROVER, Aires. Sociedade do conhecimento: características, demandas e requisitos. DataGramaZero, v.12, n.5, out/11. Disponível em: http://www.dgz.org.br/out11/Art_01.htm Acesso em: 13 agosto.2019.
LIMA, Nadia Laguardia de; STENGEL, Marcia; NOBRE, Marcio Rimet; DIAS, Vanina Costa. Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Artesã, 2007.
MARTINS, Helena. COMUNICAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE. 1.ed. São Paulo. Expressão Popular; Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.Disponível em: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2020/12/comunicacoes_tempos_crise.pdf Acesso em 03 set. 2022.
RAMONET, Ignácio. O poder midiático. In: Moraes, Dênis de (org). Por uma outra comunicação. Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: 4ª edição, 2009.
STENGEL, Márcia. et al. Geração, Família e Juventude na era virtual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 424-441, ago. 2018.
TAPIAS, José Antonio Pérez. Internautas e náufragos. A busca do sentido na cultura digital. Edições Loyola: São Paulo, 2006, p. 57-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Serviço Social em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.