EDUCAÇÃO E PANDEMIA
AS IMPRESSÕES DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE AS AULAS ON-LINE (2020-2021)
DOI:
10.46551/rssp202326Palavras-chave:
Pandemia, aulas online, professores da educação superiorResumo
O presente estudo teve como objetivo central compreender a perspectiva de professores de ensino superior privado com o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021, durante o distanciamento social provocado pela pandemia de COVID-19. Submetidos à uma situação de urgência, sem tempo, recursos ou oportunidade de se prepararem, como os professores se adaptaram e como enfrentaram as dificuldades? A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, envolvendo um questionário digital com questões objetivas e outras abertas, elaborado no Google Forms, direcionado aos docentes do curso de direito de uma faculdade privada na região do norte de Minas Gerais. Os resultados foram analisados quanto ao seu conteúdo e estatisticamente conforme a natureza da pergunta. O resultado revelou que, embora tenham se adaptado, os docentes enfrentaram inúmeros percalços, angústias e inseguranças, um cotidiano de busca de recursos didáticos alternativos e criatividade para o seguimento das aulas. Compras de equipamentos, mudanças de layouts residenciais, conflitos, divergências familiares e ajudas mútuas fizeram parte dessa experiência docente. A conclusão que se pôde chegar é que mesmo com o estresse intrínseco ao processo de adaptação, com a todas as dificuldades enfrentadas e com todas as preocupações sobre a aprendizagem dos acadêmicos, os docentes perceberam a experiência como um evento que ampliou seus conhecimentos no segmento da comunicação informatizada e acreditam que a experiência irá impactar, de maneiras diversas, o futuro da educação superior.
Downloads
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CNE aprova diretrizes para as escolas durante a pandemia 28.04 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/apresentacao. Acesso em: 12 out. 2022.
CAVALCANTE, V; KOMATSU, B. K.; MENEZES FILHO. Desigualdade educacional durante a pandemia. Policy Paper - nº 51. São Paulo: Insper e FEA-USP, dezembro, 2020.
CHOUDHURY, Snigdha; PATTNAIK, Snigdha. Emerging themes in e-learning: A review from the stakeholders' perspective. Computers & Education, v. 144, p. 103657, 2020.
Li, L., Wu, H., Xie, A. N., Ye, X., Liu, C., & Wang, W. Students’ initial perspectives on online learning experience in China during the COVID-19 outbreak: expanding online education for future doctors on a national scale. BMC Medical Education, v. 21, p. 1-10, 2021.
LIMA, A. G.; Bandeira, A. M.; de Carvalho, A. A.; et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO REMOTO E AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO CURSO DE DIREITO DA UNIEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 3, n. 1, 2021
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 12.out. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Parecer CNE/CP05/2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 12. out. 2022.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35.
NAGY, Ádám; KÖLCSEY, Attila. Generation alpha: Marketing or science?. Acta Technologica Dubnicae, v. 7, n. 1, p. 107-115, 2017.
NASCIMENTO, L. S.; CRUZ, A. G. Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo e educação em debate, Salvador, v.13, n.1, p.258-276, abr. 2021.
OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. 3ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2003. Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public [recurso eletrônico]: When and how to use masks. Geneva: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/disease/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks. Acesso em: 24 abr. 2023.
ORLANDI, Eni P. Michel Pêcheux e a análise do discurso. Revista Estudo da Língua (gem, Vitória da Conquista, n.1, p. 9-13, junho/2005. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/973. Acesso em: 12. out. 2022.
SANTOS, R. P.; NASCIMENTO JUNIOR, J.M.M.; DIAS, M.A. 2020.
As dificuldades e desafios que os professores enfrentam com as aulas remotas emergencial em meio a pandemia atual - VII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3584_01092020172045.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.
PASQUALETO, Olívia de Quintana Figueiredo; DE OLIVEIRA DOMINGOS, Salete; RIOS, Vinícius Custódio. De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 2021.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; BIRNFELD, Carlos André. Educação remota em tempos de pandemia e pós-pandemia: legislação aplicável, aulas remotas e retomada das atividades presenciais na Educação Superior. Florianópolis: Habitus, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Serviço Social em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.