OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL
A DICOTOMIA ENTRE O CONSERVADORISMO E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
DOI:
10.46551/rssp202317Palavras-chave:
Serviço Social, Projeto Ético-Político, Formação Profissional, Dimensão Educativa, ConservadorismoResumo
Esse texto busca refletir acerca dos dilemas contemporâneos que perpassam o Serviço Social brasileiro, no âmbito da formação e do trabalho profissional. Dessa forma, levantamos um debate acerca da dicotomia existente entre o que é exigido do(a) Assistente Social nos espaços ocupacionais em que se insere, e o que preconiza seu Projeto Ético-Político hegemônico, que hasteia a defesa intransigente dos direitos humanos. Buscando considerar alternativas para transpor o conservadorismo, abordamos dimensão educativa da profissão, que trata sobre o caráter pedagógico da atuação, tratando sobre a necessidade do profissional se apropriar de suas dimensões como forma de fomentar uma mobilização social que cobre responsabilidade do Estado. Para realizar esse debate, utilizamos enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, dispondo de textos e artigos escritos por autores que trabalham a temática proposta. Para além, também nos ancoramos no materialismo histórico-dialético, entendendo que nossa sociedade está em constante mudança, e precisamos estudá-la como um todo para compreender sua dinâmica.
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