A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNB

CONSTRUÇÃO E DESAFIOS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E GRATUITA

Autores

DOI:

10.46551/rss202405

Palavras-chave:

Educação Superior, Assistência estudantil, permanência e diplomação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo debater sobre a política de assistência estudantil, com ênfase na experiência da Universidade de Brasília – UnB, enquanto estratégia fundamental na garantia do acesso, permanência e diplomação no ensino superior público e gratuito. Na base das reflexões elaboradas, encontra-se a compreensão de que não basta garantir acesso aos estudantes em situação de vulnerabilidades socioeconômica ao ensino superior. É fundamental garantir condições de permanência, sejam elas em suas dimensões objetivas, tais como programas e projetos pecuniários, e em forma de ações institucionais que atentem aos aspectos subjetivos da (con)vivência acadêmica. Tendo em vista o objetivo proposto, analisaremos aspectos da recém aprovada política de assistência estudantil da UnB, destacando os desafios do seu processo de construção, que se constitui em um importante marco político e normativo interno, e situando o contexto teórico, histórico e metodológico de sua construção. Para tanto, apresentaremos a estrutura de atuação da UnB no que concerne a assistência estudantil, a fim de situar o contexto e refletir sobre os desafios que se impõem na garantia do direito à educação superior. Conclui-se que a política de assistência estudantil se estrutura e tende a consolidar-se num cenário de lutas permanentes, onde os atores envolvidos constroem e reconstroem estratégias na perspectiva de fortalecer os direitos já conquistados e ampliá-los cada vez mais face à demanda crescente.

 

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Biografia do Autor

Eloisa Pereira Barroso, Universidade de Brasília - UnB

 Professora Associada da Universidade de Brasília, Departamento de História, e diretora da Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB. Graduação em Letras (UnB), mestrado em Sociologia (UnB), doutorado em Sociologia (UnB) e doutorado sanduíche em Sociologia pela Frei Universität Berlin-Alemanha (2007). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em História e Historiografia do Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6850-0234. E-mail eloisabarroso@unb.br.

Luana Chaves Martins, Universidade de Brasília - UnB

Pedagoga, graduada pela UnB. Especialista em Docência Superior e Psicopedagogia Clínica e Institucional (UnB). Mestre em Educação pela UnB. Doutoranda em Educação pela UnB. Servidora pública da UnB, lotada na Diretoria de Desenvolvimento Social. Membra do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em História e Historiografia do Brasil. https://orcid.org/0009-0005-8575-8359. E-mail luanachaves@unb.br.

Sânzia Fernandes Barroso, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela UnB. Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Comportamental pela Universidade Aberta do Brasil. Mestra em Educação pelo PPGE-UnB. Servidora Pública da UnB, lotada na Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB. Membra do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em História e Historiografia do Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5441-5661. E-mail sanzia@unb.br

Simone Farias Fonseca, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela UFPA. Mestre em Educação, pela UEPA. Doutora em Geografia pela UnB. Servidora Pública da UnB, lotada na Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB. Pesquisadora Colaboradora Plena no PPGGEA-UnB. Membra dos grupos de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em História e Historiografia do Brasil e Pesquisa em Educação, formação profissional e gestão pública no Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6532-6680 . E-mail simonefonseca@unb.br.

Raquel Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social, graduada em Serviço Social pela UnB. Mestre em Educação, pelo PPGE-UnB. Servidora Pública da UnB, lotada na Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB. Membra do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em História e Historiografia do Brasil. https://orcid.org/0009-0009-5630-4703. E-mail raquelsilva@unb.br.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Pereira Barroso, E., Chaves Martins, L., Fernandes Barroso, S., Farias Fonseca, S., & Ribeiro, R. (2024). A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNB: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E GRATUITA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(1), 77–99. https://doi.org/10.46551/rss202405