A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL

A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.46551/rssp202433

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade

Resumo

o presente artigo tenciona analisar criticamente a relevância do (a) assistente social para a efetivação da interdisciplinaridade entre educação e as políticas públicas a ela correlacionadas. A pesquisa é bibliográfica, com caráter qualitativo. São mencionados autores de referência na área de Serviço Social, que desenvolvem estudos sobre a temática da interdisciplinaridade: Amaro (2011), Fazenda (2003), Freire (1996), Iamamoto (1997), Martins (1999), Yasbeck (1997), dentre outros. Para uma melhor organização das reflexões, apresenta-se, brevemente, a regulamentação da educação brasileira, bem como alguns desafios enfrentados, sobretudo, a partir das interferências de organismos internacionais no direcionamento da política educacional no Brasil. No segundo momento, é realizada uma análise sobre a importância da interdisciplinaridade nas escolas, bem como a necessidade da presença dos/as assistentes sociais nas equipes de profissionais. Seguido das considerações finais, conclui-se que, a atuação do (a) assistente social em âmbito interdisciplinar é condição sine qua non para se efetivar uma política educacional de qualidade que atenda a todos, conforme preceitos constitucionais.

 

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Biografia do Autor

Renata Nunes Duarte Dias , UESB

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEP), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo (RedePECC-MS). E-mail: renatinhaduarte11@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481742911308965 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4105-6863

Maísa Dias Brandão Souza, UESB

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED/UESB; Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR; Graduada em Serviço Social pela UNOPAR; Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA/Brasil; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/UESB; Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO. E-mail: maisabrandao@hotmail.com.

Adenilson Souza Cunha Junior , UESB

Pós Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  É professor Titular, com Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  E-mail: adenilsoncunha@uesb.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/2046813448859972  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3622-1799

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Nunes Duarte Dias , R., Dias Brandão Souza, M., & Souza Cunha Junior , A. (2024). A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(2), 362–378. https://doi.org/10.46551/rssp202433