A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL
A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO
DOI:
10.46551/rssp202433Palavras-chave:
Educação, InterdisciplinaridadeResumo
o presente artigo tenciona analisar criticamente a relevância do (a) assistente social para a efetivação da interdisciplinaridade entre educação e as políticas públicas a ela correlacionadas. A pesquisa é bibliográfica, com caráter qualitativo. São mencionados autores de referência na área de Serviço Social, que desenvolvem estudos sobre a temática da interdisciplinaridade: Amaro (2011), Fazenda (2003), Freire (1996), Iamamoto (1997), Martins (1999), Yasbeck (1997), dentre outros. Para uma melhor organização das reflexões, apresenta-se, brevemente, a regulamentação da educação brasileira, bem como alguns desafios enfrentados, sobretudo, a partir das interferências de organismos internacionais no direcionamento da política educacional no Brasil. No segundo momento, é realizada uma análise sobre a importância da interdisciplinaridade nas escolas, bem como a necessidade da presença dos/as assistentes sociais nas equipes de profissionais. Seguido das considerações finais, conclui-se que, a atuação do (a) assistente social em âmbito interdisciplinar é condição sine qua non para se efetivar uma política educacional de qualidade que atenda a todos, conforme preceitos constitucionais.
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