ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E VIOLÊNCIA

O MODUS OPERANDI NOS PAÍSES DEPENDENTES

Autores

DOI:

10.46551/rssp202420

Palavras-chave:

capitalismo dependente, Estado, Violência, superexploração, forças armadas

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar como o Estado, em sua relação umbilical com o capital, busca garantir a reprodução e acumulação capitalistas a partir da violência. Utiliza-se do método materialista-histórico-dialético marxiano e das contribuições da teoria marxista da dependência para tal análise, o que permitiu sucessivos processos de aproximação e distanciamento com o objeto em diferentes níveis de abstração. Com esses processos foi possível apreender que o Estado, enquanto detentor do monopólio da violência, utiliza-se dela em seus aspectos econômico e extraeconômicos para cumprir sua função primordial, a saber, garantir e defender as condições necessárias para a reprodução do capital. Para cumprir tal função, o Estado cria um modos operandi particular nos países dependentes que garante não somente a superexploração da força de trabalho (através da reprodução atrofiada da força de trabalho), como também a sujeição da classe trabalhadora aos projetos de dominação, ao armamentismo e à militarização da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Karolline dos Santos Fidelis, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Estado, Direito e Capitalismo Dependente” da UFAL e pesquisadora do Grupo de Trabalho “Marxismos y resistencias del sur global” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). ORCID: 0000-0002-8713-0451. Email: thays.karoll@gmail.com

Referências

CAMPOS, Gustavo de Aguiar; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Acumulação como violência, violência como acumulação: o Estado e o capitalismo dependente. Revista Katalysis, v. 26, n. 3, set-dez, p. 386-395, 2023. ISSN 1982-0259.

FIDELIS, Thays. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana In: NASCIMENTO, Adriano; FIDELIS, Thays; NUNES, Elaine (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020.

_____________. A reprodução da força de trabalho em Marx: a normalidade nos países centrais e a anormalidade nos países periféricos In: Seminário O capital em debate: fetichismo da mercadoria e teoria do valor-trabalho em Marx. Transmissão em 20 de outubro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9PFm0w-vDTk&t=4s>.

FIDELIS, Thays; KURI, Georgette Ramírez. A relação entre Capital e Estado: contribuições ao debate sobre o Estado latino-americano In: SILVA, Everton Melo da; BIZERRA, Fernando de Araújo (org.). Estado e dominação de classe: expressões contemporâneas. Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2023.

IANNI, Octavio. A ditadura do grande capital. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 2 edição. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

___________. O capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf

MARINI, Ruy Mauro. Estado y crisis en Brasil. Cuadernos Políticos, México, Editorial Era, n. 13, p. 76-84, julio-septiembre, 1977.

_________________. El Estado de contrainsurgencia. Cuadernos Políticos, México, Editorial Era, n. 18, p. 21-29, octubre-diciembre, 1978 (online).

_________________. La cuestión del Estado en las luchas de clases en América Latina. Serie Avances de Investigación, México, Centro de Estudios Latinoamericanos, n. 44, 1980.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sergio Lessa.

PANIAGO, Maria Cristina Soares. Mészáros e a incontrolabilidade do Capital. 2 edição. São Paulo: Instituto Lukács, 2012a.

PANIAGO, Maria Cristina Soares (org.). Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Lukács, 2012b.

SANTOS, Theotônio dos. Democracia e socialismo no capitalismo dependente. Editora vozes: Petrópolis, 1991.

VALENCIA, Adrián Sotelo. Subimperialismo e dependência na América latina: o pensamento de Ruy Mauro Marini. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

VARAS, Augusto. Estado y fuerzas armadas em América Latina: economía y político de la militarización y el armamentismo. Iztapalapa Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Ciudad de México, n. 10-11, p. 187-205, enero-diciembre, 1984.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Fidelis, T. K. dos S. (2024). ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E VIOLÊNCIA: O MODUS OPERANDI NOS PAÍSES DEPENDENTES. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(2), 42–69. https://doi.org/10.46551/rssp202420