SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE UBERABA/MG
Keywords:
Serviço Social, Educação, Assistentes Sociais, Prática ProfissionalAbstract
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo o Serviço Social na Educação. Busca analisar o debate acerca da inserção de assistentes sociais nas unidades escolares de Educação Básica da Rede Municipal de Uberaba/MG. Para alcance da proposta, os objetivos específicos compreenderam em: analisar o contexto da Educação Básica no Brasil; estudar os parâmetros do Serviço Social que justificam a inserção da profissão na Educação; conhecer a visão dos/as profissionais da Educação Básica sobre a inserção do/a assistente social nas escolas públicas de Uberaba/MG. Para tal, recorremos ao método dialético-crítico, por entender que este método explica a realidade investigada na sua totalidade, não se restringe no aparente imediatista e na mera compreensão dos fenômenos, mas, busca a essência destes, possibilitando uma interpretação histórico-crítica da complexidade dos fatos. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada que permite diálogo aberto e proporciona o máximo de informações ligadas ao objeto de estudo. Como critério para escolha dos sujeitos da pesquisa, selecionamos apenas os/as diretores/as e professores/as, pois estes abarcam o todo que envolve a educação local, tanto na perspectiva de gestão (direção escolar) quanto no contato direto com os/as alunos/as em sala de aula. Os depoimentos dos/as entrevistados/as deixam explícitos a necessidade e urgência da inserção de assistentes sociais na Educação, pois, no cotidiano escolar ocorrem expressões da questão social cuja complexidade de demandas, os/as profissionais da educação básica não tem formação para atuar e que extrapolam suas atribuições e competências profissionais. Os resultados, além de revelar a necessidade desta inserção, denunciam a necessidade de intervenção urgente dos governantes na implementação de políticas sociais capazes de garantir igualdade de condições para o acesso, permanência escolar e garantia na qualidade da Educação Básica do Município.
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