A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO

GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Authors

DOI:

10.46551/rssp.202120

Keywords:

Palavras-chave: Educação Superior. Produção de Conhecimento. Grupos de Pesquisa. Movimento Estudantil de Serviço Social. Formação Profissional.

Abstract

Neste texto trazemos à baila reflexões desenvolvidas coletivamente para fins de subsidiar os debates travados em live realizada na Semana de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES em 2020. Na ocasião discutimos, levando em consideração o contexto da pandemia COVID-19, a importância de grupos de estudos e pesquisa na educação superior, em especial num momento de os ataques frontais que a pesquisa, em especial na área das ciências sociais tem sofrido no atual governo federal - de caráter ultraneoliberal, neoconservador e de características fascistas. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, construímos este texto pautando a análise da realidade pelo método dialético-crítico e aqui forjamos nossa posição ético-política de compromisso com as trincheiras de lutas da classe trabalhadora, pelas quais seguem sendo ímpar as articulações com os movimentos sociais e os diversos coletivos de defesa desta classe sempre espoliada pela subalterna burguesia brasileira (subalterna ao grande capital estrangeiro). 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carla da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Serviço Social pela UFTM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/GEFEPSS/UFTM. E-mail: anacarla0906@gmail.com

Lesliane Caputi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Assistente Social. Mestrado e doutorado em Serviço Social. Professora Adjunta no Departamento de Serviço Social da UFTM. Pesquisadora-Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/ GEFEPSS UFTM e compõe a Rede Mineira de Grupos de Estudos sobre os Fundamentos do Serviço Social/REMGEFSS. https://orcid.org/0000-0003-1298-2104 E-mail: leslicaputi@gmail.com

Diego Tabosa da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Diego Tabosa da Silva. Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela UFF-Niterói. Mestrado em Serviço Social pela UERJ. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social -GEPSS/UNIMONTES/CNPq e da Rede Mineira de Grupos de Estudos Sobre os Fundamentos do Serviço Social - ReMGEFSS. https://orcid.org/0000-0001-8589-109X Email: diego.silva@unimontes.br

References

ABEPSS. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/abepssorgbrnotacovid19-361

ABEPSS. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/pela-imediata-revogacao-da-portaria-mctic-n-1122-de-19032020-365

ABEPSS. http://www.abepss.org.br/noticias/abepss-suspencao-calendario-2020-pos-370

ABEPSS. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/abepss-posicionase-com-relacao-aos-novos-ataques-a-concessao-de-bolsas-de-estudo-na-posgraduacao-376

ABEPSS. Manifesto pela revogação da pré-chamada do PIBIC/CNPq – 2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/pela-revogacao-da-prechamada-do-pibic-cnpq-2020-372

ABEPSS. Pela imediata revogação da Portaria MCTIC nº 1.122, de 19.03.2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/pela-imediata-revogacao-da-portaria-mctic-n-1122-de-19032020-365

ANDES. file:///C:/Users/Lesliane%20Caputi/Downloads/FOLDER%20-%20CONTRA%20O%20FUTURESE.pdf

ANTUNES, R; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez editora, 2017. (Coleção questões de nossa época; v. 58)

ENESSO. Disponível em: https://enessooficial.wordpress.com/2020/04/09/impactos-da-crise-do-covid-19-na-atual-conjuntura/

ENESSO. O protagonismo do movimento estudantil de serviço social brasileiro: Serviço Social: A importância da Pesquisa e da Produção do Conhecimento da Formação ao Exercício Profissional, uma Prática Contínua. Disponível em https://enessooficial.files.wordpress.com/2018/09/o-protagonismo-do-movimento-estudantil-de-servic3a7o-social.pdf

O que é necropolítica. Disponível em: https://ponte.org/o-que-e-necropolitica-e-como-se-aplica-a-seguranca-publica-no-brasil/

LOPES, N. F. S; NASCIMENTO, G. P. S; SILVA, D. T. Configuração do trabalho no capitalismo contemporâneo: algumas reflexões. In: SOUZA JUNIOR, L. C; TRINDADE, H. (Orgs.) 200 anos de luta: Marxismo e reflexões contemporâneas. Juiz de Fora: Editoro UFJF, 2019. p. 131-149.

MANCEBO, D. Pandemia e educação superior no Brasil. Dossiê: “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. In: Revista Eletrônica de Educação, V. 14, jan./dez. 2020. p. 1-15

MARX, K. ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista (1848).

MÉSZÁROS, I. Educação: o desenvolvimento contínuo da consciência socialista. in A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Coleção Mundo do Trabalho.

SILVA, J. F. S. Pesquisa e produção do conhecimento em Serviço Social. In: Revista Textos e Contextos. Porto Alegre, V. 06, n. 2 jul./dez. 2007. p. 282-297

UJC. Dossiê Universidade Popular – UJC. Disponível em http://ujc.org.br/dossie-universidade-popular/

Published

2021-07-24

How to Cite

Costa, A. C. da, Caputi, L. ., & Silva, D. T. da. (2021). A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO: GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 84–105. https://doi.org/10.46551/rssp.202120