NOTAS SOBRE TRABALHO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

PERFIL DOCENTE DO DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Authors

  • Letícia Barros Palma da Rosa Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), https://orcid.org/0000-0002-1842-0981
  • Juan Retana Jimenez Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), https://orcid.org/0000-0001-8982-3473
  • Virginia Fernanda Januário Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), https://orcid.org/0000-0002-7060-6855
  • Susana Maria Maia Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-8902-8290
  • Katthelyn Cristina Santos de Abreu Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), https://orcid.org/0009-0004-0204-1786

DOI:

10.46551/rssp.202119

Keywords:

Educação Superior, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente

Abstract

O presente artigo tem por objetivo problematizar a adoção do ensino remoto emergencial no contexto da Pandemia de Covid-19, com ênfase nos impactos sobre o trabalho docente. Parte-se da experiência construída no âmbito do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense, Campus de Rio das Ostras (composto por professores dos cursos de Serviço Social e Enfermagem), em especial, do estudo exploratório acerca do perfil docente sistematizado no período inicial da pandemia, no intuito de subsidiar a construção de proposta de desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no formato remoto, devido às condições sanitárias e de contenção à disseminação da Covid-19. Os dados apresentados, que se referem ao primeiro semestre de 2020, subsidiaram uma leitura ampla das condições de trabalho e de saúde levadas em consideração para o planejamento de atividades realizadas de forma remota. É possível identificar, a partir dos mesmos, que o contexto da pandemia – e do trabalho remoto – afetaram diretamente as relações de trabalho e vida das (os) professoras (es), desde a organização do trabalho docente e trabalho doméstico, como de suas relações interpessoais e aspectos relacionados à saúde mental. Por fim, considera-se que, apesar dos limites e das imposições advindas da própria Universidade, os estudos e levantamentos realizados no período, constituem-se forma de resistência e defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e universal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Barros Palma da Rosa, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Letícia Barros Palma da Rosa
Doutora em Serviço Social / UFRJ
Instituição: Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF)
E-mail: leticiabpr@yahoo.com.br
ID Lattes: 5665266514220440

Juan Retana Jimenez, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Juan Retana Jimenez E-mail:  juanretanajimenez@id.uff.br Endereço para acesso ao currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/7791365412484393 Vínculo institucional: professor associado - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF), País de origem: Costa Rica Maior titulação: Pós-doutorado em Serviço Social/ PPFSS/UFJF/MG Nº ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8982-3473

Virginia Fernanda Januário, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Virginia Fernanda Januário virginiajanuario@id.uff.br Lattes http://lattes.cnpq.br/5580122935516053 Professora Adjunta RIR/IHS/UFF Brasileira Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ Orcid https://orcid.org/0000-0002-7060-6855

Susana Maria Maia, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense

Susana Maria Maia
E-mail: smmaia@yahoo.com.br
http://lattes.cnpq.br/0032754877889877
Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Brasil
Doutora em Serviço Social
https://orcid.org/0000-0002-8902-8290

Katthelyn Cristina Santos de Abreu, Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Universidade Federal Fluminense(UFF),

Katthelyn Cristina Santos de Abreu
E-mail: katthelyn.cristina@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4913047893777162
Graduana em Serviço Social - UFF/Rio das Ostras
Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Brasil
Técnica em Química.

References

ABEPSS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Nota Conjunta TRABALHO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Junho de 2020. Disponível em http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/posicionamento_abepss_cfess_enesso_trabalho-e-ensino-remoto-emergencial-202006231804160884050.pdf

ANDES. SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. (cartilha) Projeto do capital para a educação,vol. 4, 2020.

BARBIERI CLA, ZUCCHI EM, BARROS CRS. Grupo de risco: uma denominação inadequada no enfrentamento do coronavírus. Disponível em https://www.abrasco.org.br/site/noticias/grupo-de-risco-uma-denominacao-inadequada-no-enfrentamento-do-coronavirus-artigo-de-carolina-luisa-alves-barbieri-eliana-miura-zucchi-claudia-renata-dos-santos-barros/49081/. Acesso em: 26/07/2020.

BARRETO, R G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Revista Educação e Sociedade vol.25. No. 89. P1181-1201. Set/dez 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617.Acesso em: 20/07/2020

BOSCHETTI, I. BEHRING, I. R. Assistência Social na pandemia da covid-19: proteção para quem? In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 140, p. 66-83, jan./abr. 2021

BRASIL. Ministério do Trabalho. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. – 2 ed. – Brasília: MTE, SIT, 2002. Disponível em: https://sit.trabalho.gov.br/portal/index.php/ctpp-nrs/nr-17?view=default

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Protocolo de Tratamento do novo coronavírus (2019-nCoV), 2020a. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/03/Protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus-2019-ncov.pdf

______. Ministério da Educação. Portaria n. 544, de 15 de junho de 2020b. Diário Oficial da União. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 Acesso em: 20/07/2020.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus - COVID-19, versão 3, 2021. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Guia-de-vigila%CC%82ncia-epidemiolo%CC%81gica-da-covid_19_15.03_2021.pdf .

BROCHADO M. Educação remota online: excessivo trabalho imposto aos professores. Disponível em https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/educacao-remota-online-excessivo-trabalho-imposto-aos-professores/ Acesso em: 26/07/2020.

G1. Brasil bate marca de 4 mil mortes por Covid registradas em um dia pela 1ª vez e soma 337,6 mil na pandemia. Disponível em:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/04/06/brasil-bate-marca-de-4-mil-mortes-por-covid-registrados-em-um-dia-e-soma-3376-mil-na-pandemia.ghtml Acesso em: 07/04/2021.

GOMES HS. Com tanta gente em casa, a internet no Brasil vai aguentar o tranco? Tilt - canal de tecnologia do UOL. Março de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/18/com-tanta-gente-em-casa-a-internet-no-brasil-vai-aguentar-o-tranco.htm Acesso em: 18/07/2020.

HOUVÈSSOU, Gbènankpon Mathias; SOUZA, Tatiana Porto de; SILVEIRA, Mariângela Freitas da. Medidas de contenção de tipo lockdown para prevenção e controle da COVID-19: estudo ecológico descritivo, com dados da África do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia, fevereiro a agosto de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília, v. 30, n. 1, e2020513, 2021 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222021000100303&lng=en&nrm=iso .

LEÃO, Natália. et al. Trabalho e vida das mulheres na pandemia. OLIVEIRA, Dalila. Andrade, POCHMANN, Márcio. (orgs) A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. 1. ed. Brasília : Gráfica e Editora Positiva : CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente , 2020.

PMRO. PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DAS OSTRAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - Boletim de vigilância epidemiológica. Disponível em: https://www.riodasostras.rj.gov.br/coronavirus/ Acesso em: 10/07/2020.

RIOS F, MELLO L. Estudantes e docentes negras/os nas instituições de ensino superior: Em busca da diversidade étnico-racial nos espaços de formação acadêmica no Brasil. Disponível em: https://boletimluanova.org/2019/11/15/estudantes-e-docentes-negras-os-nas-instituicoes-de-ensino-superior-em-busca-da-diversidade-etnico-racial-nos-espacos-de-formacao-academica-no-brasil/Acesso em: 20//07/2020.

UFF. Universidade Federal Fluminense. Prograd Informa: Sobre o ensino à distância durante a Pandemia. Disponível em: http://www.uff.br/?q=prograd-informa-sobre-o-ensino-distancia-durante-pandemia#:~:text=Prograd%20Informa%3A%20Sobre%20o%20ensino%20%C3%A0%20dist%C3%A2ncia%20durante%20a%20Pandemia,-mar&text=O%ZU20MEC%20divulgou%2C%20em%2017,Coronav%C3%ADrus%20%2D%20COVID%2D19%E2%80%9D Acesso em: 20/07/2020.

VALVERDE MN, SOUZA NV. O coronavírus e o trabalho remoto: é hora de levar o trabalho ao trabalhador. Disponível em https://uerjlabuta.com/2020/03/26/o-coronavirus-e-o-trabalho-remoto-e-hora-de-levar-o-trabalho-ao-trabalhador/ Acesso em: 26/07/2020.

VELOSO R. O Serviço Social e as Lives: Notas sobre o potencial do streaming para as lutas sociais. Disponível em https://strewn-howl.000webhostapp.com/artigo/artigo.htmlAcesso em: 23/07/2020.

ZHOU, P. et al. A pneumonia outbreakassociatedwith a new coronavirusofprobablebat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270–273, 12 mar. 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2012-7.

Published

2021-07-24

How to Cite

Barros Palma da Rosa, L., Retana Jimenez, J. ., Fernanda Januário, V. ., Maria Maia, S. ., & Santos de Abreu, K. C. (2021). NOTAS SOBRE TRABALHO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PERFIL DOCENTE DO DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 57–83. https://doi.org/10.46551/rssp.202119

Most read articles by the same author(s)