HIGHER EDUCATION AND VOCATIONAL TRAINING IN SOCIAL WORK

Notes for the debate

Authors

DOI:

10.46551/rssp.202118

Keywords:

Formação profissional; Serviço Social; Política de Educação.

Abstract

This article aimed to analyze professional training and higher education policy in Brazil, with brief highlights for the context of the pandemic caused by COVD-19. It was based on analyzes on the production of knowledge from dissertations and theses on professional training and education policy, developed in the Postgraduate Programs in Social Work of the HEIs that are part of PROCAD / Amazônia (2018), as well as of experiences lived by authors with ERE. In the light of the Marxist theory, the results show that both in public federal and private universities, due to the scrapping and precariousness of higher education, resulting from ultraneoliberal measures expressed in the budget constraint for higher education policy and in the pandemic context, training in Social Work has been threatened, making collective struggles for access to the rights of the working class imperative.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vera Lúcia Batista Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente social graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, Mestrado Em Serviço Social - Universidade Federal do Pará e doutorado em Sociologia do Trabalho - Université de Picardie Jules Vernes; Docente da faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará – UFPA e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Coordenadora/Pesquisadora do grupo de pesquisa Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia – GEPTESA. https://orcid.org/0000-002-8146-5082 E-mail: Veragomesbelem@hotmail.com

Sara Daltro Tavares Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia – GEPTESA. https://orcid.org/0000-0001-6294-3459 E-mail: sara.daltro223@gmail.com

Karina Camille Marques Cezar, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia – GEPSS; https://orcid.org/0000-0002-6591-6189 E-mail karinamarquesas@hotmail.com

References

ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, 1996.

ABEPSS. Relatório final da pesquisa avaliativa da implementação das Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social. Brasília, 2008.

ABRAMIDES, B. O projeto ético-político do Serviço Social Brasileiro: ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2019.

BRAVO, Maria Inês Souza, RAIZER, Eugênia Célia, LEMOS, Esther Luíza de Souza, ELPÍDIO, Maria Helena. O protagonismo da ABESS/ABEPSS na virada da formação profissional em Serviço Social. In: OLIVEIRA E SILVA, Maria Liduína de (org.). Congresso da Virada e o Serviço Social hoje: Reação conservadora, novas tensões e resistências. São Paulo: Cortez, 2019.

ABREU, M. A formação profissional em Serviço Social e a mediação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS): as diretrizes curriculares/1996 em relação à perspectiva emancipatória no âmbito do avanço do conservadorismo. In: SILVA, M. (org). Serviço Social no Brasil: história de resistência e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016. p. 235-264.

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS. Sobre a impossibilidade entre graduação à distância e Serviço Social. Vol. 02 Brasília. 2014.

COSTA, Fabiana. As particularidades do Ensino Superior brasileiro nos marcos do capitalismo dependente. Temporalis, Brasília (DF), ano 18, n. 35, jan./jun., 2018.

FERRAREZ, C. Mercantilização da educação superior brasileira e a formação profissional do Serviço Social. Temporalis, Brasília (DF), ano 16, nº31, jan./jun. 2016.

GARCIA, M. L. T. Prefácio. In: CUNHA, M. G. N.; PRATES, J. C.; ANDRADE, R. F. C. de; BORDIN, E. B. PROCAD AMAZÔNIA: formação e trabalho do assistente social no norte e sul do Brasil. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2000.

HOEPNER, C. M. “A viagem de volta”: a formação profissional em Serviço Social no Estado do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

IAMAMOTO, M. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2015.

IAMAMOTO, M.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2014.

IAMAMOTO, Marilda. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez, 2005.

LEWGOY, A. et al. Formação profissional em serviço social: de que se trata? Temporalis, Brasília, n. 31, jan./jun., 2016

LEWGOY, A.; MACIEL, A. O projeto de formação em Serviço Social: análise da sua trajetória histórica no período 1996 a 2016. Temporalis: Brasília, n. 32, jul./dez., 2016.

LIMA, N. G. H. Formação profissional em debate: um estudo dos projetos pedagógicos do curso de Serviço Social em Manaus a partir das novas Diretrizes Curriculares de 1996. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade. Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

MACIEL, A. Universidade em crise: uma travessia necessária para a formação em serviço social. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontífice Universidade Católica, Porto Alegre, 2006. 220 f.

MARX, K.; ENGELS, F. Crítica da educação e do ensino. Campinas, São Paulo: Navegando. 2011.

MEC – Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br Acesso em: 10 fev. 2020.

NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 8º edição. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 16º edição. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol. 12, nº 34, 152-165, jan./abril., 2007.

LAMPERT, Michael da Costa. Transformações societárias em contexto pós-golpe de 2016 e suas implicações para formação presencial em serviço social no rio grande do sul. – 2020. 156 p. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-graduação em Serviço Social, PUCRS.

PAIVA, Janaína Zildéia da Silva. As transformações do trabalho docente na Universidade Federal do Amazonas: da produção ao produtivismo na pós-graduação / Janaína Zildéia da Silva Paiva. - 2016. 167 f. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Amazonas.

SETUBAL, Aglair Alencar. Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional. Revista Katálysis, v. 10, n. SPE, p. 64-72, 2007.

SIMIONATTO, Ivete; NEGRI, Fabiana. Gramsci e a produção do conhecimento no Serviço Social brasileiro. Revista Katálysis, v. 20, n. 1, p. 13-21, 2017.

Published

2021-07-24

How to Cite

Lúcia Batista Gomes, V. ., Daltro Tavares Paiva, S., & Camille Marques Cezar, K. . (2021). HIGHER EDUCATION AND VOCATIONAL TRAINING IN SOCIAL WORK: Notes for the debate. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 34–56. https://doi.org/10.46551/rssp.202118

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.