MOVIMENTOS SOCIAIS E FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
ENTRELAÇAMENTOS E PARADOXOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
10.46551/rssp.202220Keywords:
Fundamentals of Social Work. Professional Qualification. Organizational Processes. Social Movements. Social Struggles.Abstract
This study deals with the relationship between Social Work and the organizational processes of the working class. We intend to raise questions about it within the scope of professional training. Thus, we aimed to analyze the incorporation and development of the debate on social movements and Social Work in the undergraduate professional training. To this end, we resorted to bibliographic and documentary research, with a contribution from the Marxist theory and method. Among our results, we identified the acknowledgment of the debate of social movements as part of the training in Social Work. However, many times, this debate is incorporated in pedagogical projects but it is limited and mainly permeated by several disputes based on different understandings of society, profession, social movements and education. From that, we present arguments to defend the thesis that the debate on social movements is inscribed in the Fundamentals of Social Work and that advancing collectively in the incorporation of this conception into professional training is the way to be trod for the necessary recognition and strengthening of the professional work along with social movements, under the critical social direction built by Brazilian Social Work. Hence the need for urgent theoretical, political and pedagogical investments in order to better contribute to the organizational processes of the working class in the daily professional training of social workers, from the sui generis perspective set by the curricular guidelines of ABEPSS, strengthening the legacy of the process of professional renewal.
Downloads
References
ABEPSS. Diretrizes Curriculares elaboradas pela equipe de especialistas de 1999. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311140412406970.pdf.
ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de serviço social. Rio de Janeiro, 1996. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf. Acesso: 13 set. 2021.
ABESS/CEDEPSS. Proposta básica para o projeto de formação profissional. In: Revista Serviço Social e Sociedade, n 50. São Paulo: Cortez, 1996.
ABREU, Marina Maciel. A formação profissional em Serviço Social e a mediação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS): as diretrizes curriculares/1996 em relação à perspectiva emancipatória no âmbito do avanço do conservadorismo. In: SILVA, Maria Liduína de Oliveira e (org). Serviço Social no Brasil: História de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016.
ABREU, Marina Maciel; LOPES, Josefa Batista. Formação profissional e diretrizes curriculares. In: Inscrita, no 10. Brasília: CFESS, 2007.
ALMEIDA, Andréa Carla Pereira dos Santos. A expansão dos cursos de graduação em Serviço Social no Nordeste brasileiro em tempo de capitalismo neoliberal. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Sergipe, [2013].
BARBOSA, Mário da Costa. Prefácio. In: SILVA, Maria Luiza Lameira da. Serviço Social de Comunidade numa visão de práxis. São Paulo: Cortez, 1983.
BARROCO, Maria Lúcia. Materialidade e potencialidade do Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros. In: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (org). Código de Ética do(a) assistente social comentado. São Paulo: Cortez, 2012b.
BOSCHETTI, Ivanete. O desenho das diretrizes curriculares e dificuldades na sua implementação. In: Temporalis, n 8. Porto Alegre: ABEPSS/Gráfica Odisséia, 2004.
BRAZ, Marcelo. Mudanças no perfil das lutas de classes e modismos conceituais: o tormento de Sísifo das ciências sociais. In: BRAVO, Maria Inês Souza; MENEZES, Juliana Souza Bravo de (orgs). Saúde, Serviço Social, Movimentos Sociais e Conselhos. São Paulo: Cortez, 2012.
CARDOSO, Franci Gomes; LOPES, Josefa Batista. O trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do assistente social. Brasília, 1993.
DAHMER, Larissa. Perfil expansionista do ensino superior brasileiro e impactos na formação profissional em Serviço Social. In: SANTOS, Cláudia Mônica dos; LEWGOY, Alzira Maria Baptista; ABREU, Maria Helena Elpídio (orgs). A Supervisão de Estágio em Serviço Social: aprendizados, processos e desafios. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.
DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia (orgs). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. In: Educação e Sociedade, no 79. São Paulo: CEDES, 2002.
GUERRA, Yolanda. Consolidar avanços, superar limites e enfrentar desafios: os fundamentos de uma formação profissional crítica. In: GUERRA, Yolanda; LEWGOY, Alzira Maria Baptista; MOLJO, Carina Berta; SERPA, Moema; SILVA, José Fernando Siqueira da. Serviço Social e seus Fundamentos: conhecimento e crítica. Campinas: Papel Social, 2018.
GUERRA, Yolanda. No que se sustenta a falácia de que na prática a teoria é outra? CD-ROM, Anais do IX ENPESS – Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Porto Alegre, 2004.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. A questão social no capitalismo. In: Temporalis, 2ª ed. Ano 2, no 3. Brasília: ABEPSS; Gráfica Odisséia, 2001.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2005.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. In: Serviço Social & Sociedade, n. 120. São Paulo: Cortez, 2014.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Ensino e Pesquisa no Serviço Social: desafios na construção de um projeto de formação profissional. In: Cadernos ABESS, n 6. São Paulo: Cortez, 1993.
LIMA, Kátia Regina de Souza. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: Revista Katálysis, no 14. Florianópolis: UFSC, 2011.
MARCONSIN, Cleier; ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Serviço Social e movimentos sociais: debatendo distanciamentos e aproximações na trajetória sócio-histórica brasileira. In: MELO, Ana Inês Simões Cardoso de; CARDOSO, Isabel Cristina da Costa; FORTI, Valéria Lucília (orgs). Trabalho, Reprodução Social e Serviço Social: desafios e utopias. Minas Gerais: Navegando Publicações, 2020.
MARQUES, Morena Gomes. A relação do Serviço Social com os movimentos sociais na contemporaneidade. In: XII ENPESS. Rio de Janeiro: ABEPSS, 2010 [CD-ROM].
Marx, Karl. Introdução à crítica da economia política. In: Manuscritos Econômico Filosóficos e Outros Textos Escolhidos. Vol. XXXV. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, Livro I, tomo 1, 2013.
MEC/CFE. Ante-Projeto de Reforma Curricular: parecer 412/82. Brasília: MEC/CFE, 1982.
NETTO, José Paulo. A propósito da disciplina de Metodologia. In: Serviço Social e Sociedade, no 14. São Paulo: Cortez, 1984.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
ORTIZ, Fátima Grave. Formação profissional e Serviço Social: uma análise sobre as Diretrizes Curriculares, seus impasses e desafios. In: GUERRA, Yolanda; LEITE, Janete Luzia; ORTIZ, Fátima Grave. Temas Contemporâneos em Serviço Social: uma análise de seus fundamentos. Campinas: Papel Social, 2019.
RAMOS, Sâmya Rodrigues; VASCONCELOS, Iana; LEITE, Simone Souza. Condições de trabalho e materialização do projeto profissional: uma aproximação da realidade dos(as) assistentes sociais que atuam na Assistência e Saúde. In: QUEIROZ, Fernanda Marques de; RUSSO, Gláucia Helena Araújo; RAMOS, Sâmya Rodrigues (orgs). Serviço Social na contra corrente: lutas, direitos e políticas sociais. Mossoró-RN: Edições UERN, 2010.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na prática a teoria é outra? Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. 3ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. Prefácio. In: GUERRA, Yolanda et all (orgs). Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. Campinas: Papel Social, 2018.
SILVA, Maria Luiza Lameira da. Serviço Social de Comunidade numa visão de práxis. São Paulo: Cortez, 1983.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Trinta anos da Revista Serviço Social & Sociedade: contribuições para a construção e o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufma.br:8080/jspui/handle/1/155. Acesso em 16 de dezembro de 2021.
SIMIONATTO, Ivete. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. In: Temporalis, n 8. Porto Alegre: ABEPSS/Gráfica Odisséia, 2004.
YAZBEK, M. C. A escola de Serviço Social no período de 1936 a 1945. In: Cadernos PUC, no 6. São Paulo: EDUC/Cortez, 1980.